Na Maçonaria, visitar outras lojas é um privilégio, não um direito incondicional, e depende de condições estabelecidas pela Obediência e pela Loja visitada. Para que a visita seja efetuada, é importante seguir algumas regras e protocolos.
A visita é uma oportunidade de fortalecer a fraternidade e a convivência entre os maçons, independentemente da Obediência. Ela permite conhecer diferentes práticas e interpretações da Maçonaria, enriquecendo a compreensão do maçom sobre a Ordem.

O contato com outros maçons de diferentes lojas e Obediências fortalece o laço fraterno e a solidariedade maçônica. A visita pode gerar reflexões sobre a própria jornada na Maçonaria e sobre a evolução pessoal dentro da Ordem.
A experiência de visitar outras lojas contribui para a ampliação da consciência e do conhecimento sobre a Maçonaria.
Neste contexto, insere-se o Ir.·. Ernande Costa Macedo, Mes.·. Maç.·. , Grau 33, secretário da Academia Maçônica de Letras Ciências e Artes da Região Grapiúna (Amalcarg) e T.·.V.·.P.·.M.·. da Loja de Perfeição José Carlos Oliveira, Clima de Camacã/BA, que está de parabéns, pois dedica um bom tempo de sua vida maçônica a visitação das OOfic.·. coirmãs da região sulbaiana, estreitando ainda mais os laços maçônicos que unem a irmandade.

Enquanto boa parte dos MMaç.·. não frequenta nem a sua Loja de filiação, o Ir.·. Ernande Macedo, sem distinção de rito e potência/obediência, visita todas OOfic.·. da região, por exemplo, só no findado mês de maio, ele visitou no dia 5/5 - A.·.R.·.L.·.S .·.28 de Julho, dia 6/5 - A.·.R.·.L.·.S .·.Areópago Grapiúna; dia 21/5 A.·.R.·.L.·.S .·.Areópago Itabunense; dia 22/5 - A.·.R.·.L.·.S .·.Antônio da Silva Costa e no dia 23/5 - Acácia Grapiúna, todas do Or.·.de Itabuna/BA. Além de 285/5 – ARLS Harmonia Itarantiense, Or.·. de Itarantim e dia 29/5 - A.·.R.·.L.·.S .·.Mahachoan, Or.·. de Camacã.