Com o objetivo de promover o intercâmbio e a troca de conhecimentos, a União dos Municípios da Bahia (UPB) marca presença no I Encontro de Lideranças Políticas da Amazônia Brasileira: “Equidade no fator amazônico para o desenvolvimento, fortalecimento e sustentabilidade da região”. Promovido pela Federação das Associações dos Municípios do Estado do Pará – Famep, o evento teve início nesta quinta-feira (25), no Centro de Convenções Sebastião Tapajós, em Santarém. O superintendente Elve Cardoso representa a UPB, que foi convidada pela Famep.
“Ter acesso às necessidades de municípios de outra região do país nos traz a oportunidade de vivenciar uma realidade distinta da nossa e também de perceber que as soluções podem ser replicadas a fim de proporcionar melhorias para os municípios baianos”, resumiu Elve Cardoso. O intuito do evento é discutir pautas relacionadas aos aspectos socioeconômicos da região amazônica, levando em consideração suas necessidades para aplicação de políticas públicas e a equidade na aplicação de recursos públicos.
Programação - O evento iniciou nesta quinta-feira (25), com a participação do Ministério da Gestão e da Inovação, através da Rede de Parcerias e Secretaria do Patrimônio da União - SPU. Foram apresentados debates com temas como o papel de governança do DTPAR e transferências especiais, ferramentas de gestão, modelo de governança e gestão pública, entre outros assuntos. O encontro tem como público-alvo gestores municipais, secretários municipais, gestores de convênios, engenharia, controle interno e Licitação.
No dia 26 de abril, para encerrar a programação acontecerá a leitura da carta de Santarém e contará com a participação de todas as lideranças políticas dos 9 estados da Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins).