A Aug.·. e Resp.·. Loj.·. Sim.·. União e Caridade nº 5, do Or.·. Canavieiras, sul da Bahia, praticante do Rito Escocês Antigo e Aceito (R.·.E.·.A.·.A.·.), jurisdicionada a Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia (G.·.L.·.E.·.B.·.), comemora o seu aniversário de 135 anos de fundação/instalação (27/12/1890 – 27/12/2025).
A União e Caridade foi fundada em 27 de dezembro de 1890 e foi a primeira loja fundada na República do Brasil e a terceira da Bahia. Sua Carta Constitutiva – Patente – foi assinada pelo Grão Mestre do Grande Oriente do Brasil, Marechal Manuel Deodoro da Fonseca, o proclamador da República.
Durante todos esses 135 anos de fundada, a Loja União e Caridade funcionou regularmente e só paralisou suas atividades durante a Segunda Guerra Mundial. Inicialmente filiada ao Grande Oriente do Brasil, a Loja União e Caridade passou a integrar os quadros da Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia (GLEB) em 24 de junho de 1954 e onde permanece até hoje.
A primeira Diretoria da Loja União e Caridade era integrada pelos maçons Armando Gentil (Venerável Mestre), Francesco Tedesco (1º Vigilante), Antônio Teixeira Lôbo (2º Vigilante), Bernadino d’Oliveira Pinto (Orador), Augusto Luiz de Carvalho (Secretário), Samuel Benjamim (Chanceler) e Domingos Marques dos Reis (Tesoureiro).


















































































