A campanha ocorrerá nos dias 27 e 28 de agosto

A Universidade Estadual de Santa Cruz realiza, nos dias 27 e 28 de agosto, a primeira Campanha de Cadastro de Doadores de Medula Óssea, em parceria com a Ong Enaultinho Rocha e o Hemoba. O evento acontecerá no Espaço CEU, localizado no térreo do Pavilhão Adonias Filho, no campus da UESC, das 8 às 14 horas e das 18h30 às 21 horas.

O objetivo da iniciativa é incentivar a comunidade a se cadastrar como doadora de medula óssea, gesto que pode salvar vidas. Para participar, é necessário ter entre 18 e 35 anos e apresentar RG ou CNH (original).

A Campanha conta com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Permanência Estudantil (PROAPE), Coordenação de Desenvolvimento de Recursos Humanos (CDRH), Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), Departamento de Ciências Biológicas (DCB), Departamento de Ciências da Saúde (DCS), Núcleo de Saúde Coletiva (NSC), Colegiado de Enfermagem, Colegiado de Biomedicina, Rádio UESC e da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia (AMURC).

“Com apenas 5 ml de sangue, podemos ser a esperança de muitas pessoas. Esta campanha é uma oportunidade valiosa para a comunidade se unir em prol de uma causa nobre e essencial. Estamos gratos pela colaboração de todas as entidades envolvidas e esperamos que essa iniciativa traga conscientização e esperança para aqueles que necessitam de um transplante de medula óssea” destaca o reitor Alessandro Fernandes.

A campanha salienta que cada novo cadastro amplia as possibilidades de encontrar doadores compatíveis e oferece esperança para pacientes em tratamento. Mais do que um gesto solidário, a participação na campanha representa a chance concreta de salvar vidas e fortalecer a rede de apoio à saúde. Nesse sentido, a Universidade convida estudantes, servidores e toda a comunidade regional a se engajar na mobilização, transformando a solidariedade em ação efetiva de cuidado e responsabilidade social.