A Conferência é aberta ao público em geral
A Universidade Estadual de Santa Cruz dará início ao segundo semestre letivo de 2025 no dia 18 de agosto, com programação especial voltada aos cursos de graduação e pós-graduação. A Aula Magna será ministrada pelo professor doutor João Carlos Salles Pires da Silva, reitor da Universidade Federal da Bahia – UFBA (2014 a 2022).
Com o tema “Ciência, democracia e universidade”, o evento contará com duas conferências: às 9h e às 19h, ambas no Auditório do Centro de Arte e Cultura da Uesc, com presença da comunidade acadêmica e aberta ao público em geral. A solenidade será presidida pelo reitor da Uesc Alessandro Fernandes.
João Carlos Salles é reconhecido nacionalmente pelo seu trabalho acadêmico e atuação institucional. Recentemente, foi agraciado com o Prêmio Jabuti Acadêmico, na categoria Filosofia, pela obra “Gatos, peixes e elefantes: A gramática dos acordos profundos”. O livro reflete sobre os desacordos complexos a partir de uma carta de Ludwig Wittgenstein ao economista Piero Sraffa.
Durante a cerimônia de premiação, realizada em 6 de agosto, Salles destacou “a imensa a alegria pelo significativo desempenho da Ufba, representando bem a qualidade e a relevância de nosso trabalho acadêmico”.
O Prêmio Jabuti Acadêmico, em sua segunda edição, é uma derivação do tradicional Prêmio Jabuti, criado há mais de 60 anos, e consagra produções acadêmicas, científicas e técnicas. Nesta edição, mais de 2 mil obras de todo o Brasil, foram inscritas.