“Universidade, conhecimento e engajamento em tempos de cultura digital” é o tema

O segundo semestre letivo 2024 da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) começa segunda-feira, dia 12 de agosto, para os cursos de graduação e pós-graduação. O início do período terá Aula Magna ministrada pelo Professor Dr. Luiz Otávio de Magalhães, reitor da Universidade Estadual do Sul da Bahia, com o tema “Universidade, conhecimento e engajamento em tempos de cultura digital”.

A solenidade está marcada para as 09 e as 19 horas no Auditório Paulo Souto e será presidida pelo reitor Alessandro Fernandes, para quem “a relação entre universidade, conhecimento e engajamento em tempos de cultura digital é um tema de grande relevância e complexidade. As transformações profundas que a era digital impôs à sociedade em geral e ao ambiente acadêmico em particular, exigem uma reflexão aprofundada sobre o papel das instituições de ensino superior nesse novo contexto”.

“A universidade do futuro será um espaço de aprendizado contínuo, colaborativo e conectado com o mundo. Ela precisará formar profissionais capazes de lidar com a complexidade e a incerteza do mundo contemporâneo e terá a responsabilidade de promover a construção de um futuro mais justo e sustentável”, conclui Fernandes.

Luiz Otávio de Magalhães - Possui graduação em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp/Campus de Franca), mestrado em História Social e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Membro do Conselho Estadual de Educação - Bahia, atuando na Câmara de Ensino Superior, no período de 2008 a 2018. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da Grécia Antiga, abordando principalmente os seguintes temas: Grécia Antiga, Democracia Ateniense, Historiografia Grega, História e Literatura, Cultura Escrita e Oralidade no Mundo Greco-Romano. É professor do programa de Mestrado em Letras: Cultura, Educação e Linguagens, da Uesb, com estudos, pesquisas e orientações abrangendo história e literatura, oralidade e escrita. Foi editor responsável da Revista Politeia: História e Sociedade, no período de 2001 a 2017. Atualmente é Reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.