Para dar início às celebrações pelo Jubileu de Diamante da União dos Municípios da Bahia (UPB), a Diretoria Executiva da realizou uma solenidade simbólica, na manhã desta terça-feira (13), que marcou a entrada da entidade em uma fase comemorativa, com diversas ações no período. “Hoje é um dia para agradecer a oportunidade de estar a frente desta entidade, a todas e todos os colaboradores desta casa e dizer que nós teremos diversas comemorações para celebrar os 60 anos da UPB, porque neste momento estamos respeitando o período eleitoral”, explicou o presidente da UPB, prefeito Quinho de Belo Campo.
O prefeito de Filadélfia que também é aniversariante do dia, Louro Maia, está no quinto mandato e agradeceu o apoio que sempre recebeu da entidade municipalista. “Agradeço a todos os prefeitos que estão aqui e aos funcionários. Eu sinto que a UPB é a minha casa”, afirmou. Kitty Guimarães lembrou como o auxílio da instituição no início do seu mandato foi significativo. “Cheguei aqui verde, começando um mandato novo, sendo a primeira mulher prefeita de Taperoá e a UPB me trouxe muita segurança no desenvolvimento das nossas ações”. O prefeito de Iuiú, Reinaldo Góes, falou do papel da UPB para a construção do municipalismo no país. “Juntos, comemoramos tantas conquistas municipalistas que beneficiaram o Brasil inteiro e nasceram da luta da UPB”.
“A UPB faz um trabalho grandioso para os municípios. Temos alegria em receber os perfeitos, e prestar o melhor atendimento, sempre com sorriso no rosto”, afirmou o superintendente da entidade, Elve Cardoso, ao acrescentar que isso foi o que o ex-governador da Bahia, Lomanto Jr., imaginou ao criar a UPB, há 60 anos. Funcionários também prestaram homenagem à UPB. Foi o caso do coordenador administrativo financeiro, Geraldo Santana, que iniciou como estagiário há 37 anos. “Agradeço a todos os prefeitos e, principalmente, a todos os colegas porque a minha função de coordenador nada seria se não tivesse vocês”.
A coordenadora de Informações Municipais, Jacira Cavalcanti, reforçou as palavras do colega e evidenciou o sentimento de gratidão aos prefeitos e a equipe, além de frisar que o trabalho com atendimento implica na busca contínua por informações. “Os prefeitos nos remetem todo dia a uma pesquisa diferente e isso nos move para buscar mais conhecimento”. Garçom da UPB há mais de 30 anos, Moisés Conceição (conhecido como Beca) finalizou: “Tudo que eu sou hoje eu agradeço a essa casa, que me dedico e visto a camisa”.