Referência no serviço de oncologia no interior da Bahia, a Santa Casa de Itabuna lançou, na manhã desta quinta-feira (2), no estacionamento do Hospital Calixto Midlej Filho, a campanha unificada Outubro Rosa e Novembro Azul com o objetivo de sensibilizar e alertar a comunidade sobre a importância das pessoas adotarem um estilo de vida saudável, a ida ao médico com regularidade e o tratamento precoce do câncer.
No primeiro dia de ações da campanha, que tem como tema “Prevenir é Transformar Vidas”, foi realizada feira de saúde, com realização de aferição de pressão arterial, teste de glicemia e orientações para acompanhantes e pacientes da Unidade de Quimioterapia da Santa Casa de Itabuna; e entrega do selo “Amigos da Santa Casa” para entidades que desenvolvem ações sociais.
O lançamento da campanha de orientação e sensibilização da população para o risco do câncer teve também aulão de dança, orientação sobre cuidados com a saúde, além de apresentação musical e distribuição, por voluntários, de café da manhã para pacientes e acompanhantes. Os voluntários também levam palavras de conforto para quem enfrenta o tratamento não só na Quimioterapia, mas também na Radioterapia, que funciona no anexo do Hospital Manoel Novaes.
A coordenadora do Serviço de Oncologia da Santa Casa de Itabuna, a médica Regiana Quinto, destacou a importância do diagnóstico precoce para o sucesso do tratamento do câncer. “As pessoas precisam ficar atentas aos sinais que o corpo emite. Se tiver sentido algo diferente, deve procurar logo a ajuda médica. É importante que a detecção ocorra logo no primeiro estágio da doença para que o tratamento seja mais eficaz”, alerta a médica.
Parceria
Os voluntários aprovaram as atividades desta quinta-feira e falaram sobre as ações que os grupos promovem em prol de pacientes e acompanhantes. “O nosso grupo surgiu no final de 2020, em meio a tantos desafios, superamos a pandemia. Ele é resultado do amor de pessoas que passaram por esse processo de tratamento contra o câncer. Trazemos uma palavra de esperança e também um café da manhã, pois há muitos acompanhantes que moram muito longe, saem bem cedo de casa”, conta o voluntário Itamar Ferreira, do Grupo Cura.
Além do Cura, as ações voluntárias são promovidas, em dias alternados, pelos grupos Casa de Acolhimento & Bem-Estar, Casa de Apoio e Acolhimento, Casa de Acolhimento, Casa de Acolhimento, Casa de Apoio Comunidade Aliança Santa Cecília, Casa de Apoio, Casa de Apoio Monte Moriá, Grupo de Apoio ao Paciente Oncológico (Gapo), Casa de Acolhimento, Se Toque, Câncer, Fé e Amor e Irmãs de Zélia.
Congresso
As ações da campanha unificada Outubro Rosa e Novembro Azul prosseguem neste mês e durante novembro, com rodas de conversa com profissionais (médicos, psicólogos e nutricionistas) e orientações nos hospitais Calixto Midlej Filho, Manoel Novaes e São Lucas, além de congresso para gestores municipais, estudantes de medicina e profissionais de saúde e estudantes de enfermagem a partir do 4ª semestre.
O congresso será realizado no campus da Unex, na Avenida J.S. Pinho, e as inscrições serão abertas na próxima semana. Os nomes dos palestrantes serão anunciados nos próximos dias. Serão promovidas também atividades em parceria com a Secretaria de Saúde de Itabuna.