O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM), administrado pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), realiza nesta quinta-feira, dia 11, uma roda de conversa em referência à Campanha Setembro Amarelo, voltada para a valorização da vida e prevenção ao suicídio.
Promovido pelo Núcleo de Humanização, o encontro tem como objetivo sensibilizar colaboradores, estudantes de instituições de ensino e a comunidade em geral sobre a importância dos cuidados com a saúde mental.
Com o tema “Autocuidado e estratégias de enfrentamento e prevenção”, a roda de conversa contará com mini palestras que vão abordar assuntos como: transtornos depressivos, manejo da ansiedade, burnout, a importância do sono para a saúde mental e alimentos que contribuem para o bem-estar emocional.
Cenário mundial
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) mais de 720 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos, sendo esta a terceira principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. Ainda segundo a OMS, 73% dos suicídios globais ocorrem em países de baixa e média renda.
As causas são multifatoriais, envolvendo aspectos sociais, culturais, biológicos, psicológicos e ambientais ao longo da vida. Para cada morte, há muitas outras tentativas, e uma tentativa anterior é considerada um dos principais fatores de risco.