Ir.·. Ernande Costa Macedo*

Meus diletos IIr.·. quando nós somos iniciados e que entramos pela primeira vez em um Tempo Maçônico encontramos várias pinturas, símbolos e alegorias e com o tempo passamos a saber que tudo aquilo além de ser simbólicos tem um significado e como todos os maçons sabem, a força da Maçonaria está representada pela CORDA DE 81 NÓS; esta corda é um símbolo importante que circunda o Templo de uma Loja Maçônica; ela simboliza a união e a fraternidade entre todos os maçons do mundo, representando a comunhão de ideias e objetivos da Maçonaria, lembrando que a força da fraternidade está na união e no apoio mútuo, representando a comunhão de ideias e objetivos da Maçonaria, que devem ser os mesmos em qualquer parte do mundo.  

Também oferece proteção contra energias negativas e indiscrições profanas, criando um ambiente sagrado para os trabalhos maçônicos.

A origem da CORDA DE 81 NÓS pode estar relacionada à Maçonaria Operativa, onde os construtores usavam corda com nós para marcações e amarrações.

O número 81 pode representar a idade de Hiram Abiff quando foi assassinado, ou os 81 Anjos que visitam diariamente a Terra, segundo a tradição cabalística.

A corda de 81 nós é um símbolo esotérico que representa a união espiritual e a fraternidade entre todos maçons; cada nó simboliza o enlace e a união, lembrando que os maçons devem trabalhar juntos para alcançar seus objetivos.

Essa pequena Peça de Arquitetura é dedicada aos nossos IIr.·. Aprendizes Maçons para que eles estudem mais e consigam desbastar todas as arestas que porventura apareçam durante a sua caminhada maçônica. 

* Mes.·. Maç.·. grau 33 e membro do conselho editorial de O COMPASSO, o Jornal do Maçom da Bahia.