Uma Academia Maçônica de Letras, Ciências e Artes é uma instituição que visa promover e desenvolver a cultura, a arte e a ciência em uma determinada região do seu Estado ou país. As finalidades de uma Academia desse tipo podem incluir:
Nas Letras - Promover a literatura e incentivar a criação e a divulgação de obras literárias; preservar, estudar e promover a língua nacional ou regional; fomentar e incentivar a leitura e a apreciação da literatura.
Nas Ciências - Promover e incentivar a pesquisa científica e o desenvolvimento de novas ideias e tecnologias. Divulgar e compartilhar conhecimentos científicos e culturais com a sociedade. Fomentar a inovação e incentivar a prática de conhecimentos gerais.
Nas Artes - Promover e Incentivar a criação e a divulgação de obras de arte. Fomentar a criatividade e incentivar a expressão artística e a criatividade. Preservar e proteger o patrimônio cultural e artístico. Fazer e promover o intercâmbio cultural entre diferentes regiões do seu Estado ou Pais; oferecer cursos e outras atividades educativas; reconhecer e premiar contribuições significativas para a cultura, a arte e a ciência.
Já na área Maçônica - a Academia visa promover a educação, o desenvolvimento pessoal e a filantropia entre seus membros, dentro dos princípios da Maçonaria Universal com às finalidades de incluir e incentivar o
desenvolvimento pessoal e espiritual dos seus membros; oferecer cursos, palestras e atividades educativas para promover o conhecimento e a sabedoria; promover a ajuda e o apoio a pessoas necessitadas, dentro e fora da comunidade maçônica; realizar atividades de serviço comunitário e promover a responsabilidade social.
Iniciar e formar novos maçons, ensinando-lhes os princípios e rituais da Maçonaria.
Desenvolver lideranças dentro da comunidade maçônica, capacitando membros para assumir papéis de responsabilidade.
Promover a fraternidade fomentando a amizade e a solidariedade entre os seus membros; preservar a história e a tradição maçônica.
Promover valores como a honestidade, a ética, a integridade e a igualdade social.
Em resumo, uma Academia Maçônica de Letras, Ciências e Artes, visa promover o desenvolvimento pessoal, a filantropia, a fraternidade, a cultura, a arte e a ciência, incentivando seus membros com a criatividade e a inovação de seus conhecimentos dentro dos princípios da Maçonaria.
Essa Peça de Arquitetura é dedicada ao meu grande Ir.·. e amigo Vercil Rodrigues, professor de História do Estado da Bahia a 26 anos, advogado, escritor, membro da Academia de Letras de Ilhéus (ALI) e acadêmico-fundador da Academia de Letras Jurídicas do Sul da Bahia (Aljusba) e da Academia Grapiúna de Artes e Letras (Agral). E fundador e editor-chefe do Jornal e site O COMPASSO, o jornal do maçom da Bahia e do jornal e site DIREITOS.
Ir.·. Ernande Costa Macedo
Mes.·. Maç.·. , Grau 33, secretário da Academia Maçônica de Letras Ciências e Artes da Região Grapiúna (A.·. M.·. A.·. L.·. C.·. A.·. R.·. G.·. )