Na próxima terça-feira (16/12), às 16 horas, o presidente da Academia de Letras de Ilhéus, professor Josevandro Nascimento (cadeira 14),  tomará posse como associado efetivo do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), entidade sediada em Salvador e presidida pelo jornalista e advogado Joaci Fonseca Góes.

O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB) é a entidade cultural mais antiga do estado, fundada em 13 de maio de 1894, e atua como guardião da memória da Bahia. É um centro de pesquisa e estudos nas áreas de Geografia, História e ciências afins, e possui um vasto acervo documental e museológico. 

O IGHB oferece a Biblioteca e Arquivo Histórico que possui a maior coleção de jornais e o maior acervo cartográfico do estado, disponíveis para pesquisadores na Biblioteca Ruy Barbosa e no Arquivo Histórico Theodoro Sampaio. O Acervo Museológico, instituto que abriga um museu com riqueza histórica da Bahia e do Brasil, incluindo a "sala Pedro II" com itens da época do Império. Além de Guardião do Pavilhão 2 de Julho. O instituo é responsável pela guarda dos símbolos da maior festa cívica do país, o Caboclo e a Cabocla, localizados no Largo da Lapinha, bem como por publicações e reedição de obras históricas importantes para preservação e consulta pública.

Josevandro Nascimento é graduado em Direito pela Universidade Estadual de Santa Cruz/UESC (1975) e Mestrado em Direito Público pela Universidade Gama Filho (1999). Ele fooi professor da Faculdade de Tecnologia e Ciências e Coordenador e fundador do curso de Direito da Faculdade Madre Thais; Presidente da Academia de Letras de Ilhéus nos períodos 2013 a 2017; professor aposentado do Instituto Municipal de Ensino Eusinio Lavigne e da Universidade Estadual de Santa Cruz. É jornalista militante e Advogado. É membro da Academia de Letras Jurídicas do Sul da Bahia (Aljusba), da Academia de Letras Jurídicas de Ilhéus (Aijil) e da Academia Brasileira Rotária de Letras da Bahia (Abrol). E autor das obras “A falência do sistema prisional brasileiro”, “Instituto de Direito Penal” e “A trajetória Institucional do Prof. Soane Nazaré de Andrade da FESPI à UESC/2025”.