A Prefeitura, por meio do Programa Aquece Itabuna desenvolvido pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), distribui 100 cobertores a pessoas em situação de rua na noite de quinta-feira, dia 21, no Centro de Referência Especializada para População em Situação de Rua (Centro Pop) e no entorno do Centro Comercial de Itabuna, a maior central de distribuição de hortigranjeiros e cereais da cidade.

A ação social foi coordenada pelo secretário interino de Promoção Social e Combate à Pobreza, o vice-prefeito Josué Brandão Júnior, tendo mobilizado as equipes do Centro Pop, Abordagem Social, Justiça Restaurativa e vários departamentos da SEMPS e da Secretaria Municipal de Saúde. Além do cobertor, as pessoas beneficiadas também tiveram direito a um lanche.

Na segunda e terça-feira, dias 19 e 20, pessoas em situação de rua e de vulnerabilidade  foram atendidas na Unidade Básica de Saúde José Maria de Magalhães Neto (antigo SESP), no centro, onde tiveram acesso a serviços importantes em um só local e de forma facilitada durante o 1º Mutirão POP Rua Jud, uma iniciativa da Justiça Federal e do Ministério Público Federal (MPF) e demais órgãos judiciais.

O Mutirão aconteceu em parceria com a Prefeitura de Itabuna e diversos órgãos públicos, a exemplo do INSS, Caixa Econômica Federal, Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), Tribunal de Justiça da Bahia e outros 10 órgãos públicos federais, estaduais e municipais, incluindo a Escola Profissionalizante Maria de Lourdes Monteiro, cujos alunos e professores e prestaram serviços de cabeleireiro.

Entre os serviços disponibilizados estão cuidados básicos de saúde, atendimento jurídico, acesso a benefícios assistenciais, regularização de documentos, dentre outros. Na área da Secretaria Municipal de Saúde, foram disponibilizados: vacinação, aferição de glicemia e de pressão arterial, auriculoterapia, aromaterapia e ventosa, Teste Rápido ISTs e atividades de educação e saúde