Nesta sexta-feira, dia 4, é celebrado o Dia Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Combate às Endemias (ACE).  Atualmente Itabuna tem cerca de 600 profissionais que atuam diretamente nos domicílios com ações preventivas e educativas com média de até 40 visitas domiciliares diariamente.

“São profissionais dedicados e muito responsáveis. A resposta a esse trabalho é a redução da presença do mosquito na cidade. Por isso, digo que a união entre Agentes  Comunitários de Saúde e Agentes  de Combate às Endemias vem dando certo”,  disse a coordenadora do Departamento de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Lucimar Ribeiro.

Atualmente Itabuna está com 0,65% de índice de acordo com o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa). O porcentual baixo é um alívio para o Departamento de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, mas não diminui o trabalho dos agentes que todos os dias fazem o trabalho focal nos imóveis da cidade.

De janeiro até setembro a Secretaria Municipal de Saúde registrou 317 casos prováveis de dengue.  Mas, o que se tem observado é a diminuição do acúmulo de água nos reservatórios diante da cooperação das pessoas com o trabalho dos ACE.

 “A cidade está com um abastecimento de água tão regular que quase não vemos mais o armazenamento de forma inadequada nos domicílios, o que é muito positivo para a ação cotidiana dos Agentes de Combate às Endemias”, comemorou Lucimar Ribeiro.