A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio, Emprego e Renda (SICER) e demais secretarias municipais, participou do primeiro encontro do Comitê Gestor Municipal para implantação do Programa Cidade Empreendedora. O evento foi realizado no auditório do SEBRAE, na segunda-feira, dia 9.
O Programa Cidade Empreendedora tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento local, em parceria com o SEBRAE. A reunião contou ainda com representantes de entidades ligadas ao comércio e à prestadores de serviço.
De acordo com a consultora do SEBRAE Josane Moreno, Itabuna foi identificado como um dos municípios com potencial empreendedor no território de atuação do SEBRAE para desenvolver o programa. O objetivo principal é tornar a cidade ainda mais empreendedora e que esse empreendedorismo possa impactar os negócios e a vida das pessoas.
“Para isso, vamos trabalhar como o Comitê Gestor que é o nosso foco em Itabuna e capacitar o comitê e os Grupos de Trabalho que receberão as consultorias, monitorar todo esse projeto dentro do município e ao final, apresentar à Gestão Municipal o que chamamos de Plano de Fomento dos Pequenos Negócios, que será elaborado a partir das demandas locais”, destacou Josane.
O programa tem a duração de 2 anos, começando agora e se encerrando no próximo ano com a entrega do Plano de Fomento aos Pequenos Negócios. Para este ano, serão trabalhados os seguintes eixos: empreendedorismo nas escolas (do fundamental I ao Ensino Médio), compras públicas (estratégias e da agricultura familiar, simplificação (Sala do Empreendedor e REDESIN).
Para o secretário municipal de Planejamento, vice-prefeito Júnior Brandão, o projeto é uma grande oportunidade para empoderar os membros do Poder Executivo e da sociedade civil para as ações de empreendedorismo na cidade.
“A gente agradece ao SEBRAE e parabeniza tanto os membros do Poder Executivo quanto da sociedade civil que estiveram presentes. Vamos aos próximos passos e as reuniões de formação para que todas essas pessoas tenham a possibilidade de empreender”.
Já o titular da SICER, secretário Mauro Ribeiro, afirmou que a iniciativa do SEBRAE representa um passo importante para o desenvolvimento e a melhora do ambiente de negócios. “Com o apoio técnico do SEBRAE vamos fortalecer ainda mais a nossa economia. Ao aderir ao programa a gestão do prefeito Augusto Castro (PSD) se mostra aberta e interessada no desenvolvimento dos pequenos e médios empreendimenots”, concluiu.