Sob a orientação do prefeito Augusto Castro (PSD), a Prefeitura de Itabuna, através Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEAGRIMA) em parceria com a Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB) e a Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA) lançou nesta sexta-feira , dia 19, o Programa Itabuna Mais Verde.
O evento ocorreu em dois momentos e tem como objetivo substituir e complementar as áreas verdes como canteiros, praças e logradouros dentre outros equipamentos públicos do município.
O primeiro momento aconteceu no canteiro central da Avenida Manoel Chaves, com o plantio de mudas de Ipês-roxos (Handroanthus heptaphyllus) e amarelos (Handroanthus albus), totalizando 35 mudas plantadas no local.
O segundo, ocorreu com o plantio de mais 12 mudas de Ipês-amarelos na nova Praça da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (EMASA), no Berilo, que está sendo construída em parceria com o Empreendimento VOG.
É importante ressaltar que a iniciativa é decorrente das recomendações obrigatórias da SEAGRIMA como condicionantes da licença ambiental para a construção do Complexo Viário na Avenida Princesa Isabel. E antecede a necessidade de supressão de aproximadamente 20 árvores que cederão espaço para a implantação do viaduto.
O Itabuna Mais Verde visa tornar a paisagem da cidade mais arborizada, mais bela e produzir conforto ambiental. Já apresenta resultados expressivos como o plantio de 120 mudas de ipês, em 2025, e tem a previsão de plantar outros 270 exemplares no próximo ano.
A comitiva nas ações de hoje foi integrada pelos secretários de Agricultura e Meio Ambiente (SEAGRIMA), João Carlos Oliveira da Silva, e de Infraestrutura e Urbanismo, Sônia Fontes, técnicos da prefeitura e representantes da empresa COESA Engenharia.
O titular da SEAGRIMA, João Carlos Oliveira da Silva, destacou que Itabuna está situada em região de Mata Atlântica e que a arborização urbana possui um simbolismo forte. “Buscamos reflorestar pontos estratégicos. Com as mudanças climáticas e a concentração da população em áreas urbanas, nosso foco é melhorar diretamente a qualidade de vida das pessoas”, comentou.
Já a secretária Sônia Fontes enfatizou que o programa se estende com ações para toda a sociedade. “O Itabuna Mais Verde torna a cidade mais sustentável e envolve a conscientização das pessoas em relação preservação ambiental”, disse..
“Atuamos, primeiramente, por meio do plantio, obedecendo às licenças ambientais para construção civil, obras públicas, particulares e licenças industriais. O próximo passo é a conscientização da população com a implantação do programa nas escolas”, afirmou a secretária.
O presidente da EMASA, Ivan Maia, afirmou que a empresa está empenhada em seguir a instrução do prefeito Augusto Castro para promover saúde, através da união entre saneamento e meio ambiente. “O Itabuna Mais Verde soma-se ao cuidado com os recursos naturais. Devemos arborizar a cidade para minimizar os efeitos do aquecimento global”, sustentou.
O programa Itabuna Mais Verde terá atuação mais ampla nos próximos anos, já que é sustentado nas diretrizes da Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) para o clima. Outra vertente do programa é a conscientização e a participação da população para tornar as comunidades mais verdes e arborizadas.


















































































