A Prefeitura de Itabuna, por meio das secretarias de Planejamento (SEPLAN), Infraestrutura e Urbanismo (SIURB) e Agricultura e Meio Ambiente (SEAGRIMA), ampliou o alcance do Projeto Meu Lugar para legalizar escrituras no bairro Lomanto, na zona oeste da cidade. A decisão foi oficializada em encontro realizado na manhã desta terça-feira, dia 9, pelos secretários Marcos Alves de Souza, Sônia Fontes e João Carlos Oliveira da Silva.
De acordo com a presidente da Comissão de Regularização Fundiária de Itabuna, arquiteta e urbanista Leila Lessa, o projeto no Lomanto abrangerá 12 ruas. O trabalho de campo e de visitas domiciliares pela equipe técnica começou na segunda-feira, dia 8, com o objetivo de orientar os moradores sobre o programa e a necessidade de apresentação de documentos pessoais e do imóvel, incluindo os de cônjuges e herdeiros. A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos até o final de setembro.
Terão a oportunidade de obter gratuitamente a escritura cartorial de seus imóveis os moradores das ruas São Geraldo, São Cristóvão, Cyro de Mattos, Doutor Bóris Fiterman, Filemon Brandão, Jorge Amado, Lomanto Júnior, Góes Calmon, Samuel Luna, Clidanor Andrade, Professora Elza Melo e Vereador Pedro Lemos. O benefício é destinado a famílias com renda de até três salários mínimos.
O Projeto Meu Lugar prevê ações integradas entre diversas secretarias e órgãos vinculados à Administração Municipal. A equipe técnica responsável pelo trabalho de campo no Lomanto é composta pelo arquiteto e urbanista Lucas Cerqueira, pela assistente social Hélida Sodré e pelo coordenador das equipes de campo, Paulo Dórea.
Atualmente, o bairro Lomanto também recebe obras de esgotamento sanitário e substituição de redes de abastecimento de água, executadas com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento II (PAC), resgatado pela gestão do prefeito Augusto Castro (PSD) junto à Caixa Econômica Federal após 12 anos de paralisação.