Os prefeitos eleitos e reeleitos da Bahia participaram em Brasília do Seminário Novos Gestores, realizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), com o apoio da União dos Municípios da Bahia (UPB) e das associações municipalistas estaduais. As boas-vindas contou com apresentação da história do Movimento Municipalista, palestras sobre modernização administrativa, nova Lei de Licitações, compras públicas e o andamento da pauta municipalista no Congresso Nacional. O evento segue até esta terça-feira (19).

Durante a abertura, o presidente da UPB, prefeito Quinho de Belo Campo, destacou a importância da formação contínua para os gestores municipais. Para ele, esse é um momento crucial para que os prefeitos e suas equipes se apropriem de informações essenciais sobre a legislação, a gestão fiscal e os programas federais e estaduais disponíveis.

“Nós chegamos aqui em 2016 cheio de vontades, de desejo, de fazer as coisas acontecerem nos nossos municípios. Estar prefeito é uma experiência ímpar. Vocês terão a oportunidade de fazer muito pelo seu povo e lutar pelo municipalismo brasileiro. A UPB tem trabalhado incansavelmente para apoiar nossos gestores e fortalecer a gestão pública no estado da Bahia", afirmou Quinho, em sua fala de abertura.

O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, apresentou a entidade e o movimento municipalista aos participantes e reforçou o histórico de conquistas da Confederação  ano após ano. Em números, as conquistas somam mais de R$ 1,8 trilhão aos Municípios. Dos Estados que participam desta edição do evento, o número soma mais de R$ 493 bilhões até agora. Entre elas, o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que hoje destina 25,5% aos Municípios brasileiros. Lá no início, o valor era de apenas 10%. “É um processo onde os prefeitos da época lutaram muito e hoje somos beneficiados”, enalteceu Ziulkoski.

O Seminário Novos Gestores continua nos próximos dias, com uma programação diversificada, incluindo temas sobre gestão ambiental, inovação tecnológica e políticas públicas de saúde e educação, fundamentais para a construção de um futuro mais próspero para os municípios baianos e brasileiros.