Um Membro Honorário é um indivíduo maçom agraciado com o título em reconhecimento por seu caráter, lealdade e por ações em prol dos princípios maçônicos, o que o equipara a um "Ir.'." da Loja que homenageia.
Este título é uma honra solene, concedida a quem se destaca por seu zelo, fraternidade e sabedoria, e não implica necessariamente a obrigação de pertencer ao quadro de membros regulares daquela loja.
O título é uma distinção concedida por uma Loja Maçônica em reconhecimento a um serviço ou conduta exemplar. O homenageado não precisa ser um membro ativo do quadro da Loja que lhe concede o título, mas sim um indivíduo de notável valor para a fraternidade maçônica ou para a sociedade em geral.

A concessão do título estabelece um laço fraterno e oficial, colocando o agraciado em destaque dentro do grupo daquela Loja.
O título simboliza o apreço da Loja pela história, conduta e contribuição do homenageado aos princípios maçônicos, como o zelo, a fraternidade e a sabedoria.
O título pode ser concedido a um maçom regular de outra Loja ou de outra Potência maçônica reconhecida, demonstrando o reconhecimento entre diferentes ritos.

Eu tive a honra de receber três títulos de membro honorário. O primeiro foi no ano 2001 pela ARLS Romã do Progresso do Or.·.de Buerarema; o segundo no ano de 2023, pela ARLS 28 de Julho do Or.·.de Itabuna e o terceiro no ano de 2025 pela ARLS Vigilância e Resistência do Or.·.de Ilhéus; quando recebemos um importante título como o de Membro Honorário, a nossa responsabilidade triplica, pois, o mais importante é o que transmitimos aos IIr.·.e em especial aos Aprendizes e Companheiros.
Aproveito para agradecer aos então VVen.·.MMes.·.IIr.·.Valdemar dos Santos Queiroz, da Romã do Progresso; José Rebouças Souza, da 28 de Julho e Régis Aragão Leite da Vigilância e Resistência, os quais me proporcionaram momentos de grande alegria quando do recebimento dos referidos títulos.
Ir.·. Ernande Costa Macedo
Secretário da Academia Maçônica de Letras Ciências e Artes da Região Grapiúna (Amalcarg) e T.·.V.·.P.·.M.·. da Excelsa Loja de Perfeição Inspetor Litúrgico José Carlos Oliveira.