Seis foragidos da Justiça foram localizados pelo Sistema de Reconhecimento Facial, no segundo dia da festa, nos circuitos Dodô e Osmar. Entre os presos, quatro eram procurados por homicídios e dois respondem a inquéritos por roubos

O segundo dia de Carnaval foi encerrado na madrugada deste sábado (10), com a manutenção das reduções de roubos e furtos nos circuitos Dodô (Barra/Ondina), Osmar (Campo Grande) e Batatinha (Centro Histórico de Salvador). Os números foram apresentados em mais um balanço da Secretaria da Segurança Pública (SSP), realizado esta manhã, no Quartel dos Aflitos.

Nenhum crime grave contra a vida (homicídio, latrocínio, lesão dolosa seguida de morte e feminicídio) foi registrado pela Polícia Civil (PC). No acumulado da festa (quinta e sexta), a PC contabilizou uma redução de 67% dos roubos. Foram 29 registros na festa de 2024, contra 90 ocorrências no Carnaval do ano passado. Os furtos estão com 38% de diminuição. Saíram de 329 casos em 2023, para 205 subtrações este ano.

Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Foto Joabe Reis (1)

Onze pessoas envolvidas com roubos, furto, tráfico de drogas, violência doméstica e importunação sexual foram presas em flagrantes nos dois primeiros dias da festa. Fechando a lista, 20 casos de lesões leves foram computadas.

Presente na reunião de balanço, o vice-governador Geraldo Júnior destacou que Jerônimo tem pedido atenção para as avaliações diárias das ações de segurança. “Os números são muito positivos, com a redução dos índices de criminalidade. São 37 mil homens das forças de segurança, na capital e no interior, para garantir a tranqüilidade de baianos e turistas durante todos os dias de folia”, afirmou.

Foto: Joabe Reis

Operação especial de segurança

De acordo com o comandante da PMBA, coronel Paulo Coutinho, a redução dos índices é resultado do planejamento especial de todas as forças. “Tem sido muito tranqüilo. Estamos trabalhando com um número de efetivo alto e grande ostensividade. Continuamos avaliando dia a dia, para fazer os remanejamentos necessários, para a aplicação de um policiamento cada vez mais eficaz, aliado à tecnologia. A estatística está muito favorável. Espero que a gente continue nesse decréscimo de ocorrências até o último dia”, ressaltou o comandante.

A Delegada-geral da Polícia Civil, Heloísa Brito, reforçou que a integração é o grande diferencial da segurança, que vem apresentando resultados positivos. “A utilização de tecnologia no monitoramento das ocorrências, permitindo acesso em tempo real à mancha criminal, facilita a ação das polícias. A comunhão desses esforços tem trazido resultados importantes, como a redução de 43% nos crimes contra o patrimônio, lesões corporais graves e nenhum crime contra a vida”.

Foto: Joabe Reis

O Departamento de Polícia Técnica (DPT) também registrou redução nas ocorrências. “Levamos exames periciais para os circuitos, para ter um atendimento mais rápido. Em relação ao ano passado, observamos um baixo nível de ocorrências. Isso nos dá a certeza de que a execução do planejamento tem dado resultados exitosos”, disse a diretora-geral do DPT, Ana Cecília Bandeira.

Reconhecimento Facial é destaque

O Sistema de Reconhecimento Facial da SSP foi destaque na sexta-feira (9). Seis foragidos da Justiça foram localizados pela tecnologia nos circuitos Dodô (Barra/Ondina) e Osmar (Campo Grande). Quatro homens que respondem a inquéritos por homicídios e dois com processos por roubos foram encontrados pela tecnologia. Após alertas enviados para o Centro Integrado de Comunicações (Cicom), equipes da Polícia Militar foram acionadas.

Quatro foragidos foram encontrados no circuito do Campo Grande e outros dois no percurso Barra/Ondina. Os homens foram encaminhados para a Polícia Civil, que cumpriu as ordens judiciais. “Excelente resultado. Essas pessoas poderiam cometer novos crimes no circuito ou também serem alvos de vingança, ou qualquer outro tipo de ação ilícita. A guarda permanece alta e o empenho é máximo”, declarou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.

Foto: Matheus Landim/ GOVBA

2,6 milhões de pessoas nos dois dias de Carnaval

Um total de 2,6 milhões de pessoas passaram pelos Portais de Abordagem nos dois primeiros dias do Carnaval de Salvador, nos circuitos Dodô (Barra/Ondina), Osmar (Campo Grande) e Batatinha (Centro Histórico de Salvador). A ferramenta promove a contagem a partir da captura das faces, descartando as repetições.

Na sexta-feira (9), o Sistema de Reconhecimento Facial contabilizou 1,4 milhão de foliões. No primeiro dia do evento, a tecnologia computou 1,2 milhão de baianos e turistas nos circuitos. Na Barra, foram contabilizados 1,5 milhão de foliões; no Campo Grande 925 mil; e no Batatinha 210 mil. “O indicativo de público é muito importante para o direcionamento das equipes policiais e de bombeiros. Podemos também reforçar o monitoramento das câmeras e o emprego de infiltrados”, destacou Marcelo Werner.

PM já reteve 2.111 objetos proibidos

A Polícia Militar da Bahia (PMBA) conseguiu impedir a entrada de 2.111 objetos proibidos, retidos nos 42 portais de abordagem, nos dois primeiros dias de Carnaval na capital baiana. Na sexta-feira (9), segundo dia de folia, a PM conseguiu retirar de circulação 845 objetos. Entre o material retido nos portais se destacam: dois bastões samurais, que estavam sendo usados por seguranças de blocos, tonfas, bastão retrátil, canivetes, dichavador de drogas, cachimbos, peixeira, ferramentas (alicates e chave de fenda), estiletes, alicates de unha, pistolas de água, entre outros.

Até a madrugada deste sábado (10), a PM registrou 67 ocorrências com drogas e prendeu em flagrante cinco pessoas, além da captura de seis indivíduos através das câmeras de reconhecimento facial. “Ao todo, quase 3 milhões de pessoas já acessaram os portais de abordagens, na quinta e sexta-feira de Carnaval, dois dias oficiais de folia. Estamos priorizando o acesso dos recicladores como forma de facilitar a atividade daqueles que trabalham com o reaproveitamento do material descartado na festa”, destacou o tenente-coronel Mattos, coordenador dos portais de acesso.