Ir.·.  João Luiz Barbosa Costa, Mestre Maçom, Grau 33º - Sup ∴ Cons∴ do Grau 33 do R∴E∴ A∴A∴ da Maçonaria para a República Federativa do Brasil, Especialista em Maçonologia: História e Filosofia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER), membro correspondente da Augusta e Respeitável Loja de Estudos e Pesquisas Dom Bosco Nº 33 – GLMDF; fundador da A.·. R.·. L.·.S.·.  Areópago Grapiúna nº 261 e da A.·. R.·. L.·. S.·.   Loja Construtores do Templo nº 277, ambas filiada a GLEB e localizadas no Or.·. de Itabuna, agraciado com o Diploma de Honra ao Mérito em 4/12/2019 pela A.·.R.·.L.·.S.·. Areópago Itabunense nº 9, Or.·. de Itabuna (GLEB) por seus relevantes serviços prestados.

O COMPASSO – Quem é o cidadão João Luiz Barbosa Costa? Onde nasceu? O que faz profissionalmente?

João Luiz – Um cidadão brasileiro livre, que presa pela ética, pela moral e pelos bons costumes, que luta por uma sociedade justa, igualitária, homogênea, sistêmica e holística; que tem como base o respeito ao direito do indivíduo   e que é regida pelos parâmetros do desenvolvimento sustentável e das boas práticas ambientais. Nasci em Itabuna-BA, sou engenheiro civil e engenheiro de segurança do trabalho.

O COMPASSO – Conte-nos um pouco sobre a sua vida maçônica. Quando e em que Loja foi iniciado na Ordem? Quais cargos/funções exerceu na Maçonaria Simbólica?

João Luiz – Fui iniciado em 07 de outubro de 2009, na A.·.R.·.L.·. S.·.  Areópago Itabunense n º 9, Oriente de Itabuna e filiada a GLEB – Grande Loja do Estado da Bahia elevado ao Grau de Comp.·. M.·. em 20/10/2010 e exaltado M.·. M.·. em 31/08/2011. Fui iniciado no Grau 4 em 11/04/2012 na Loja de Perfeição Alberto Coelho Mésseder, Clima de Itabuna, da 3ª Região Litúrgica da Bahia, filiada ao Sup ∴ Cons∴ do Gr∴ 33 do R∴E∴ A∴A∴ da Maçonaria para a República Federativa do Brasil e em 19/05/2018 fui investido no Grau 33, Grande Inspetor geral. Oficialmente fui Mestre de Cerimônias, participei de Comissão e atualmente sou 1º Vigilante. Extra oficialmente quando solicitado, sempre substitui os irmãos nos diversos cargos que compõe a Loja.

O COMPASSO – O que é Maçonaria? E o que é ser um Maçom?

João Luiz – Maçonaria é uma instituição filosófica iniciática que tem como objetivo o aperfeiçoamento moral e espiritual do homem livre e de bons costumes, através da aquisição continua e ininterrupta do conhecimento e consequentemente da transmutação deste em sabedoria, elevando templos a virtude e cavando masmorras ao vício. Ser maçom é lutar por uma sociedade justa, igualitária e homogênea, onde todos são irmãos e possuam as mesmas oportunidades de desenvolvimento.

 O COMPASSO – O Ir.·. é o 1º Vigilante da A.·.R.·.L.·.S.·. Areópago Itabunense nº 9, Or.·. de Itabuna. Quais são as atribuições dessa função em uma Oficina de Aprendizes Maçons?

João Luiz – a principal função do 1º Vigilante é orientar os irmãos Aprendizes na sua senda até a elevação a Comp.·. M .·. .Possui ainda a função de substituir o Venerável Mestre, caso este por qualquer razão não possa dirigir os trabalhos da Loja ou administrá-la.

O COMPASSO – Como se deu a comemoração e/ou programação do primeiro Centenário da A.·.R.·.L.·.S.·. Areópago Itabunense, ocorrida no dia 2 de fevereiro do ano em curso?

          João Luiz – foi feita através de um jantar dançante, no mês de junho deste ano, restrito a um número reduzido de participantes, respeitando as normas vigentes contra a pandemia. A preocupação com a saúde dos irmãos, cunhadas e convidados foi o principal motivo para se fazer a festa nestes moldes. Foi uma festa excelente, bonita, com uma organização impecável, onde reinou muita alegria, paz, descontração e fraternidade, como a Loja Areópago merece.

O COMPASSO – O que é a Maçonaria Filosófica?

           João Luiz – também conhecida como Altos Corpos, é um sistema que através do estudo, visa aperfeiçoar o MM∴, apenas para aqueles que sentem necessidade de tal aperfeiçoamento, pois ao ser exaltado é dado ao maçom todas as condições para ele obter todo e qualquer conhecimento, cabendo a cada um buscar o seu desenvolvimento, tendo este a liberdade para ingressar ou não nos Altos Corpos, reitero que o ingresso nos Altos Corpos não é obrigatório. No R∴E∴A∴A∴ esse sistema é composto do Grau 4 ao Grau 33, sendo assim distribuído: Loja de Perfeição – do Grau 4 ao Grau 14; Sublime Capítulo Rosa Cruz – do Grau 15 ao Grau 18; Conselho de Cavaleiros Kadosh – Grau 19 ao Grau 30; Consistório de Príncipes do Real Segredo – Grau 31 ao Grau 32. E o Grau 33, investido pelo Sup ∴ Cons∴ do Gr∴ 33 do R∴E A∴A∴ da Maçonaria para a República Federativa do Brasil. Para ser iniciado no Grau 4, é necessário que M∴M∴ possua seis de meses de exaltado e esteja regular com sua Loja Simbólica.

O COMPASSO – Quais cargos/funções que exerceu na Maçonaria Filosófica na Bahia?

João Luiz – 2012-2014-exerci o cargo de Mestre de Cerimônia - na Augusta e Respeitável Loja Simbólica Areópago Itabunense nº09- GLEB.

2014-2015- exerci o cargo de Respeitável Mestre de Cerimônias – na Excelsa Loja de Perfeição Alberto Coelho Mésseder.

2015-2016-exerci o cargo de Três Vezes Poderoso Mestre - na Excelsa Loja de Perfeição Alberto Coelho Mésseder -

2016-2017-exerci o cargo de Três Vezes Poderoso Mestre - na Excelsa Loja de Perfeição Alberto Coelho Mésseder.

               -exerci o cargo de Excelente Mestre de Cerimônias – no Sublime Capítulo Rosa Cruz Mont´ Alverne

2017-2018-exerci o cargo de Sapientíssimo Mestre – no Sublime Capítulo Rosa Cruz Mont´Alverne -

2018-2019-exerci o cargo de Eminentíssimo Grão Mestre – no Conselho de Cavaleiros Kadosh Mário Béhring -

 2019-2020-exerci o cargo de Ilustríssimo e Poderoso Grão Mestre – no Consistório de Príncipes do Real Segredo Áttila de Melo Cheriff -

                - exerci o cargo de Respeitável Mestre de Cerimônias – na Excelsa Loja de Perfeição Alberto Coelho Mésseder. -

2020-2021-exerci o cargo de Ilustríssimo e Poderoso Grão Mestre – no Consistório de Príncipes do Real Segredo Áttila de Melo Cheriff -

                  - exerci o cargo de Respeitável Mestre de Cerimônias – na Excelsa Loja de Perfeição Alberto Coelho Mésseder. -

2022-2023- exerço o cargo de Ilustríssimo e Poderoso Grão Mestre – no Consistório de Príncipes do Real Segredo Áttila de Melo Cheriff -

                  - exerço o cargo de Respeitável Mestre de Cerimônias – na Excelsa Loja de Perfeição Alberto Coelho Mésseder e no sublime Capítulo Rosa Cruz Mont’ Alverne.

Todos os cargos listados foram no Clima de Itabuna, 3ª Região Litúrgica da Bahia, Sup.∴ Cons∴ do Grau 33 do R∴E∴ A∴A∴ da Maçonaria para a República Federativa do Brasil.

O COMPASSO – Atualmente o Ir.·. preside o Consistório de Príncipes do Real Segredo Attila de Mello Cheriff, clima de Itabuna. Quais são as atribuições desse Consistório? E quando se deu a última iniciação? E a quando teremos uma nova iniciação?

João Luiz – As atribuições do Consistório de Príncipes do Real segredo é organizar e realizar as sessões ordinárias ou iniciáticas dos Gr.·. 31 - G.·. Juiz Comend.·. ou G.·. Insp.·. Inquisid.·. Comend.·. e Grau 32 – Sub.·. PPrinc.·. do R.·. S.·., no âmbito da 3ª Região Litúrgica da Bahia do Sup∴ Cons do Grau 33 do R∴E∴A∴A∴ da Maçonaria para a República Federativa do Brasil. A última iniciação foi do Grau 32, feita no dia 11/05/2022. A próxima iniciação será do Grau 31 prevista para 06/12/2022.

O COMPASSO – Explique-nos o que é ser Especialista em Maçonologia: História e Filosofia?

João Luiz – essa especialização foi um presente dado pela UNINTER aos maçons, para que estes cumpram um dos preceitos básicos da maçonaria, que é o estudo constante com o objetivo de se aperfeiçoar cada vez mais através do conhecimento; portanto ser Especialista em Maçonologia é ser um eterno aprendiz, é adquirir conhecimento como determina a Maçonaria, é buscar a verdade onde ela estiver, é seguir o aforismo grego “Conhece-te a ti mesmo e conhecerá os deuses e o universo”. Neste curso o mais importante é o conhecimento adquirido e não o título em si, pois maçons não devem buscar títulos e sim conhecimento.

O COMPASSO – O Ir.·. está preparado ou se preparando para em um futuro próximo ser Venerável da A.·.R.·.L.·.S.·. Areópago Itabunense?

João Luiz – o maçom sempre deve estar preparado para colaborar com os trabalhos inerentes a Maçonaria, independente da função ou do cargo para a qual for designado pelos irmãos. O maçom se prepara para executar os trabalhos da melhor forma possível, pois um maçom trabalha para ajudar o desenvolvimento da humanidade e não para se auto promover ou obter vantagens pessoais. Preparar-se para um cargo especifico jamais deve ser o objetivo do maçom; cargos, títulos ou honrarias podem trazer consigo a vaidade e a arrogância, característica do mundo profano que deve ser combatida pelo verdadeiro maçom, pois este, trava o bom combate, sem escolher hora ou lugar. Na maçonaria somos iguais, todos os cargos ou funções são igualmente importantes, os que não possuem cargo ou função desempenham um papel muito importante, indispensável dentro dos nossos trabalhos, dizemos mesmo que a função ou cargo mais importante da maçonaria é ser irmão.

O COMPASSO – Como andam as relações entre as Lojas que compõem a Maçonaria Grapiúna?

João Luiz – Excelente. Uma relação fraternal, de união inconteste entre todas as Lojas, seja da GLEB ou do GOB, unificando e fortalecendo a Maçonaria cada vez mais, em um clima de paz e harmonia, como deve ser entre verdadeiros irmãos, tornando a Maçonaria Universal.

O COMPASSO – O Ir. ·. tem mais de 12 anos de dedicação a Maçonaria, inclusive recebeu Diploma de Honra ao Mérito em 4/12/2019 pela A.·.R.·.L.·.S.·. Areópago Itabunense nº 9, Or.·. de Itabuna (GLEB). Que conselho pode dar para um recém-iniciado na Ordem?

João Luiz – dedicação integral a Ordem. O maçom para desenvolver o verdadeiro espírito maçônico, deve se dedicar e frequentar assiduamente a Ordem, ser participativo nos trabalhos, polindo incessantemente e incansavelmente a pedra bruta, ajudando no desenvolvimento e iluminação dos irmãos e da humanidade.

O COMPASSO – Suas considerações finais.

João Luiz – A Maçonaria transformou minha vida, ajudando-me a ser um homem melhor em todos os aspectos, porém todos os dias sem descanso, continuo ininterruptamente a desbastar a pedra bruta, eliminar as minhas asperezas, polir a pedra por dentro e por fora, tendo ciência que esse trabalho é infinito, como infinito é o meu desejo pela evolução e iluminação da humanidade. S∴S∴S∴; T∴F∴A∴; Luz e Paz.