A maçonaria é a mais antiga e a maior ordem fraterna do mundo. É uma irmandade, universal, de homens dedicados a servir a Deus, a família, a humanidade e ao país, notem que a família na escala de importância, para o maçom está submersa, em princípio, apenas a desígnios divinos, nada nos enobrece mais que o amor família.
Quando falamos em família é a imagem da mãe que imediatamente se estampa em nossa imaginação, ela, a mãe, é o início, o sustento e, enquanto ela viva estiver, o esteio de toda sua prole.
A mãe, notem, a mulher que mãe, é, na grande maioria das vezes, a responsável pelo caráter, pela ética e moral de cada uma de nossas famílias.
Nós os maçons, e os nossos DeMolay ’s, honramos e respeitamos as mulheres, ... mas as Mães, ...há!... estas são as nossas rainhas, nosso Porto Seguro, nosso refúgio e seremos, assim como sou pela minha mãe, que está com 93 anos, tratados como eternas crianças.
Hoje o objetivo maior da cerimônia que hora realizamos é para nos advertir que honrar e respeitar as mães, não importando quem somos na vida, ou o que conquistamos, é o que nos impõe parar, dedicar este tempo, para agradecer a quem nos conduziu até aqui, tempo que precisamos afirmar-lhes que seus ensinamentos nortearão os nossos passos para sempre.
Quem a mamãe já em noutra dimensão, dispensamos, todos nós, os nossos mais profundos respeitos e lembranças.
Aquele que a Mamãe estiver longe aconselho-o que pegue seu celular e lhe deseje um Feliz dia das mães ou corra para seus braços e vá dizer-lhe pessoalmente.
Homenagear a primeira mulher que amou e cuidou de você, que de tudo lhe ensinou desde que veio ao mundo, é sim um ato de amor!
A vocês mamães, digo-lhes, recompensas as aguardam no céu!
Ir.·. Leonardo Garcia Diniz
M.·.M.·. – A.·.R.·.L.·.S.·. Amparo e União 260 – Ilhéus - BA