A Formação livre em cinema e educação foi construída coletivamente por Gisele Motta e Catu Rizo, duas jovens cineastas da periferia do Rio de Janeiro. Entre os diferentes nomes que pensamos, escolhemos formação por entender que é um curso voltado para educadores, professores, arte-educadores, educadores populares, pais, mães e responsáveis de crianças e adolescentes e demais interessados na convergência entre cinema e educação. Pensamos que essa formação é livre porque é fruto da apropriação de diversas abordagens para a construção de nossa prática educativa e propomos que a partir das referências que trazemos, cada participante construa sua própria prática, a partir de seu contexto.

Vamos ter 3 encontros onlines síncronos com os polos juntos, 8 videoaulas enviadas, uma apostila exclusiva e dois encontros presenciais para cada polo: Rio de Janeiro e Ilhéus!

📅 Encontros Online:

🚨29, 30 e 31 de julho (seg, ter e qua)

🕕 19h às 21h

📍 Encontros Presenciais:

✅  03/08/24   9h às 12h30 e 04/08/24, 10h às 16h (sab e dom)

📍 Casa Bosque / ZO RJ 

Estrada da Caroba, 449 - Campo Grande, Rio de Janeiro - RJ, 23085-590

✅ 15/08/24, 9h às 12h30 e 16/08/24 10h às 16h (qui e sex)

📍 UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz - Salobrinho

Sala a confirmar - Campus Soane Nazaré de Andrade, Rod. Jorge Amado, Km 16 - Salobrinho, Ilhéus - BA, 45662-900

Nosso tema é a interseção entre cinema e educação e nossa abordagem tem um caráter autonarrativo porque parte da experiência de duas profissionais do audiovisual, que atuam a partir da Pedagogia do Cinema, para costurar metodologias, dispositivos e jogos que usamos na nossa prática como mediadoras de audiovisual. Dividimos o curso em oito tópicos: 1) Apresentação e Relatos de Experiência; 2) Cinema e Educação; 3) Primórdios do Cinema 4) Linguagem do Cinema 5) Montagem 6) Dispositivos e Jogos; 7) Cineclube e Curadoria 8) Considerações finais e exercício.

Objetivo: Nosso objetivo é sistematizar ferramentas e metodologias para que interessados em realizar oficinas de cinema tenham um ponto de partida. Nosso desejo é mover a curiosidade e a criatividade de vocês, no sentido de convocá-los, enquanto criadores, artistas e brincantes. As noções de linguagem de cinema que serão apresentadas aqui surgem menos no intuito de moldar a imagem e som a padrões pré-estabelecidos, mas tatear junto o universo de possibilidades de criação audiovisual. É um convite para que cada um se coloque no papel de descobrir ou melhor redescobrir o mundo com e através das imagens e dos sons. E criarmos um cinema que podemos chamar assim de artesanal e brincante que nos possibilite expandir nosso imaginário, nosso autoconhecimento, fortalecer a memória local, os laços de afeto e pertencimento.

A nossa proposta é simples, propomos pensar de forma coletiva uma pedagogia comum que se cria quando se junta cinema e educação, compartilhando teorias, metodologias e experiências. É uma oficina de introdução, com algumas provocações e partilhas. Iremos apresentar a pedagogia do cinema desenvolvida por Alain Bergala e referenciar pedagogias emancipadoras que tem consonância com a proposta da Pedagogia do Cinema. Vamos um expor sobre início do cinema, falaremos sobre alguns elementos básicos da linguagem cinematográfica e sobre alguns conceitos de montagem que são norteadores do fazer cinema, além de destacarmos e a importância da curadoria dos filmes, da partilha coletiva de assistir-los, de alguns brinquedos ópticos, jogos e dispositivos para a criação. E por fim, vamos propor um exercício, o Minuto Lumiere, que já se tornou um dispositivo clássico na Pedagogia do Cinema.

Destinatários: É um curso voltado para educadores, professores, arte-educadores, educadores populares, pais, mães e responsáveis de crianças e adolescentes e demais interessados na convergência entre cinema e educação. Qualquer nível de escolaridade e/ou setor, desde que a pessoa seja alfabetizada.

Docentes: Profa.  Ma. Gisele Motta Ferreira [Currículo Lattes] e Profa.  Ma. Gabriela Rizo Ferreira [http://lattes.cnpq.br/3110996037173541]