Levantamento ocorre de 23 a 27 de fevereiro, por determinação da SESAB/DIVEP e orientação do NRS-Sul, seguindo novas diretrizes do Ministério da Saúde

Entre os dias 23 e 27 de fevereiro, o município de Ilhéus realizará o 1º Levantamento de Índice Rápido ao Aedes aegypti (LIRAa) de 2026. A ação atende à determinação da Secretaria Estadual de Saúde(SESAB) por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Bahia(DIVEP) com orientação do Núcleo Regional de Saúde Sul (NRS Sul), e segue as novas diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde.

1º LIRAa de 2026 para mapear índice de infestação do Aedes aegypti

Durante o período, agentes de combate às endemias realizarão atividades em todos os bairros do município, por meio de amostragem. A metodologia permite identificar a presença de focos do mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya, além de possibilitar a implantação das novas estratégias preconizadas pelo Ministério da Saúde.

De acordo com Roberto Almeida, Coordenador de Campo de Combate às Endemias de Ilhéus, o levantamento é fundamental para o planejamento das ações no município. “Esse LIRAa é muito importante para Ilhéus, pois estaremos cumprindo as novas diretrizes implantadas pelo Ministério da Saúde. Este será o primeiro levantamento do ano e, em cerca de uma semana após a conclusão, já teremos o índice de infestação. Com o resultado em mãos, poderemos traçar estratégias mais eficazes para reduzir os índices e intensificar as ações de combate ao mosquito”, destacou.

O LIRAa é uma ferramenta estratégica que permite ao município agir de forma mais direcionada, priorizando áreas com maior risco e fortalecendo as medidas de prevenção e controle do Aedes aegypti.


Por ASCOM SESAU