Ao participar da solenidade de instalação da Comissão Henrique Alves da Academia de Letras de Ilhéus (ALI), o reitor em exercício da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), professor Mauricio Moreau, agradeceu o convite da entidade e expressou a satisfação da Instituição em contribuir para a programação comemorativa pelos 500 anos da cidade de Ilhéus (2034). O evento aconteceu na sede da ALI, nesta quarta-feira, dia 27, com a presença de diversos membros da Academia, autoridades civis e eclesiásticas, historiadores, intelectuais e lideranças populares. 

Moreau ressaltou o compromisso da Uesc com a valorização da história regional, registrou as comemorações pelo cinquentenário do Campus da Universidade e lembrou o protagonismo da Instituição por ocasião das comemorações dos 500 anos do Brasil. A solenidade contou com a presença dos reitores da Uesc, Renée Albagli Nogueira (1996-2004) e Antônio Joaquim Bastos da Silva (2004-2012), além de inúmeros professores vinculados à Universidade. 

Coordenada pelo professor e acadêmico Ramayana Vargens, a Comissão Henrique Simões foi assim denominada em homenagem ao saudoso historiador e professor da Uesc que teve papel relevante na coordenação da comissão instituída pela Universidade para as comemorações dos 500 anos do Brasil, além de ser um dos fundadores da Fespi – Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna, que originou a Uesc. 

Na oportunidade de instalação da Comissão Henrique Alves, foi realizada uma palestra pelo professor Doutor Marcelo Henrique Dias, coordenador do Centro de Documentação Regional (Cedoc), da Uesc, quer abordou o período de formação da cidade de Ilhéus e a necessidade de sistematização das informações disponíveis. 

O evento também contou com a participação do bispo diocesano Dom Giovanni Crippa; do secretário municipal de Cultura, Geraldo Magela; do vereador Cláudio Magalhães; dos diretores da Faculdade de Ilhéus, Almir e Sandra Milanesi; da presidente do Instituto Nossa Ilhéus, Socorro Mendonça; professora Valéria Amim, coordenadora do Núcleo Kawé (Uesc); dos professores aposentados da Uesc, Tica Simões, Maria Luiza Nora, Moema Cartibani Midley, Josevandro Nascimento e Jabes Ribeiro, dentre outros.