A Capela do Hospital Manoel Novaes foi palco de fé e celebração durante a festa em honra a Nossa Senhora das Dores, padroeira da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. O momento de oração e ação de graças, na noite de segunda-feira (15), contou com a participação de funcionários, membros da provedoria, médicos, irmãs religiosas e comunidade em geral. A celebração foi ministrada pelos padres Nicolau Klak, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, e Monsenhor Moisés, irmão da SCMI e pároco da Paróquia de Santa Luzia.

Durante a celebração, os Grupos de Apoio que acolhem pacientes e acompanhantes receberam placas de Amigos da Santa Casa, como forma de reconhecimento pela parceria e dedicação. Dentre homenageados estão o senhor Valdir Ribeiro, responsável por uma casa de acolhimento a pacientes oncológicos em Itabuna, e a senhora Maria Hozana Viana dos Santos, fundadora da comunidade de Aliança Santa Cecília, que desenvolve um trabalho de amor e cuidado junto aos pacientes da oncologia.

A placa de reconhecimento foi entregue também para irmãs religiosas da Congregação de Santa Catarina de Senna, que há décadas realiza um lindo trabalho, onde amor e cuidado beira leito no Hospital Manoel Novaes “Essas homenagens são fruto de reconhecimento a trabalhos que têm como principal intenção a misericórdia e o amor ao próximo”, destacou o provedor Francisco Valdece.

O médico e ex-provedor da Santa Casa, Sílvio Porto de Oliveira, falou sobre a importância da celebração da festa da padroeira da irmandade.“Resgatar a memória e a identidade da Santa Casa é fundamental para fortalecer a missão de servir à comunidade”, afirmou o médico.

O provedor Francisco Valdece agradeceu a presença de todos e reforçou a importância do evento. “Este é mais um passo que a Santa Casa firma na consolidação de sua origem, unindo fé, solidariedade e compromisso com a vida”.

O encerramento da programação deste ano foi com a comunidade participando de uma quermesse beneficente, cuja renda será integralmente destinada à requalificação dos leitos na maternidade SUS do Hospital Manoel Novaes. Veja abaixo os grupos homenageados:

Instituições Representantes

Casa de Acolhimento & Bem-Estar Emaelson de Jesus Santos

Casa de Apoio e Acolhimento Alda Fabiani Soares

Casa de Acolhimento Valdir Ribeiro

Casa de Acolhimento Jane Bomfim

Casa de Apoio Edna Maria Alves Nascimento

Comunidade Aliança Santa Cecília Hosana Viana Nascimento

Casa de Apoio Ana Lúcia Mendes Oliveira

Casa de Apoio Monte Moriá Maria Norma Bispo Santos

Grupo de Apoio ao Paciente Oncológico (Gapo) Magnólia Alves de Oliveira

Casa de Acolhimento Rose Esquer

Se Toque Sueli Santos Dias

Câncer, Fé e Amor Gracite Favilla

Grupo Cura/ Jeane Mara da Silva

Irmãs de Zélia Mércia Margotto