“É bom frisar que as pessoas que se submeteram aos testes eram oriundas das mais diversas cidades da Bahia e do Brasil. Essa testagem nos dá um panorama da propagação desses vírus, com dados importantes para estratégias de assistência à saúde, educação e de ações de informações sobre ISTs”, avalia a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.

A maior parte dos testes foi realizada em Salvador, quase 7 mil. Dentre as cidades do interior, Cachoeira já contabilizou 2.725 exames. A capital, como esperado, conta com o maior número de resultados positivos, sendo 100 para sífilis, 15 para HIV e seis para hepatite C.

Os quatro casos de hepatite B foram detectados em Salvador, Cachoeira, Santo Antônio de Jesus e Senhor do Bonfim. Mais populosa entre as cidades do interior, Santo Antônio de Jesus registrou 36 casos de sífilis e três de hepatite C. Já Irecê e Amargosa registraram dois testes positivos de HIV, cada.

Senhor do Bonfim - Foto: Leonardo Rattes/Saúde GOVBA

Assim como no Carnaval e na Micareta de Feira de Santana deste ano, os postos contaram com aplicação de penicilina benzatina (Benzetacil) para aqueles que desejassem iniciar o tratamento contra Sífilis imediatamente. Ao todo, 51 pessoas aceitaram.

“Nosso conselho é que o tratamento seja iniciado imediatamente, mas muitas pessoas preferem começar no dia seguinte ou após os festejos. Deixamos esse tratamento encaminhado para unidades de saúde, assim como o encaminhamento dos pacientes que positivaram para as outras ISTs. O importante é interrompermos o ciclo do vírus, assegurarmos o tratamento e dar qualidade de vida aos pacientes”, afirma Eleuzina Falcão, coordenadora de Doenças e Agravos Transmissíveis da Sesab.

Além dos estandes de testagem, as equipes da Sesab, em parceria com a Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur), distribuíram mais de meio milhão de preservativos nos sete municípios durante o São João. Estas ações, que incluem também o reforço nos plantões em unidades de saúde referência no atendimento a queimados, são parte do investimento de mais R$ 4,5 milhões do Governo do Estado em saúde durante os festejos juninos.

“O investimento é no cuidado e também na prevenção. Quando testamos as pessoas e detectamos ISTs, estamos antecipando o cuidado a elas e interrompendo ciclos virais que podem causar problemas de saúde em outras pessoas mais à frente. Quem estiver em Salvador e ainda não se testou, terá nova oportunidade no São Pedro. É gratuito, rápido e seguro”, declara a secretária da Saúde.

Postos de emergência

O esquema especial da Sesab para o São João também contemplou a montagem de postos de atendimento de saúde no Parque de Exposições, no Pelourinho e em Paripe, locais em que ocorreram festas promovidas pelo Governo do Estado. Estas unidades registraram, até a manhã desta terça-feira, 494 entradas. A maioria dos atendimentos foi realizada no Parque de Exposições (359) e nos dias 23 e 24 (260, no total dos dois dias).

As principais causas foram cefaleia e intoxicação alcoólica. Um total de 28 pessoas necessitou de transferência para outras unidades de saúde. O posto do Parque de Exposições funcionou de 13 a 15 de junho e de 21 a 24 de junho, e voltará a funcionar do dia 28 ao dia 2 de julho.

Fonte: Ascom/Sesab