A Escola do Legislativo promoveu, nesta quinta-feira (18), no plenarinho, o lançamento da Gincana do Saber, um projeto que tem como público-alvo os estagiários de nível médio da ALBA. Presente à apresentação do projeto, a diretora Fernanda Guedes destacou “a importância de levar para os jovens os conhecimentos básicos de cidadania contidos na obra Constituição em Miúdos, uma publicação do Senado que traz uma releitura da Constituição Federal de 1988, em linguagem simples e acessível para os estudantes”.
A atividade é uma parceria entre o Departamento de Projetos Especiais e o Programa de Estágio. Em quatro semanas (25/07, 01/08, 08/08 e 15/08) serão realizados encontros da monitoria para estudo do livro, que foi distribuído gratuitamente para as 14 duplas inscritas de estagiários. Esse jogo de perguntas e respostas, que termina no dia 28 de agosto, na Sala Herculano Menezes, terá a orientação do instrutor Silas Santos, servidor que trabalha no Departamento do Controle Legislativo da Superintendência Parlamentar.
A coordenação da Gincana do Saber está a cargo de Juliana Melo, que falou a respeito do cronograma e explicou detalhes do regulamento. A gincana consiste em responder a rodadas de perguntas, de múltiplas escolhas, com quatro alternativas, sobre temas e leis que estão na Carta Magna. No final da competição, serão premiadas as três duplas que tiverem uma maior pontuação, ou seja, os estudantes que acertarem mais respostas. E nesse jogo de aprendizado é fundamental seguir as regras, avisa a coordenadora. “Sem chance de pesca. A gente tem um saquinho, igual se faz em um concurso público, para lacrar os celulares. Mas por experiência anterior, temos a certeza de que os estagiários vão se envolver no projeto”.
A primeira Gincana do Saber na Assembleia Legislativa foi realizada em dezembro de 2023, com a participação de duas escolas de tempo integral de Salvador. Com o sucesso da gincana na Escola Municipal de Pituaçu e na Escola Municipal Adroaldo Ribeiro Costa, no bairro do Resgate, a Casa Legislativa resolveu adaptar essa primeira edição para os estagiários. “ Iniciativas como a Gincana do Saber são fundamentais para promover a educação cívica de forma acessível e envolvente. Ao transformar o aprendizado da Constituição Federal em um jogo, incentivamos os estagiários a se interessarem e compreenderem melhor os seus direitos e deveres como cidadãos, contribuindo para a formação de uma sociedade mais consciente e participativa”, resumiu a gerente do Departamento de Projetos Especiais, Jéssica Freire.