A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) teve sua expertise acadêmica reconhecida em nível nacional com a participação do professor Dr. José Augusto Azevêdo na Avaliação Quadrienal da CAPES 2021-2024. O docente do Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais (DCAA) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (PPGCA) atuou como coordenador adjunto dos Programas Profissionais na área de Zootecnia e Recursos Pesqueiros.
O evento, que ocorreu em Brasília entre os dias 18 e 22 de agosto, reuniu 232 consultores para avaliar 569 programas de pós-graduação stricto sensu. A Avaliação Quadrienal é um processo colaborativo que envolve a comunidade acadêmica e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
O professor José Augusto Azevêdo ressaltou a importância de sua participação como avaliador da CAPES. Para ele, a presença da Uesc em um processo tão importante reforça o papel da universidade no cenário nacional e contribui para o fortalecimento da pós-graduação na instituição.
"A qualidade da pós-graduação brasileira é garantida porque temos servidores públicos e colaboradores de altíssima qualidade que fazem com que a CAPES/MEC seja essa instituição de Estado. A CAPES/MEC somos nós, servidores, colaboradores e comunidade acadêmica juntos. Cada consultor aqui é a CAPES/MEC", afirmou a presidente da CAPES, Denise Pires de Carvalho.
O vice-reitor da UESC, professor Mauricio Moreau, considera a avaliação um processo construtivo que respeita a diversidade do país e busca o aprimoramento constante. "O resultado da avaliação impacta na qualidade, pois a partir do momento em que os programas recebem o resultado da avaliação, os programas avaliados são induzidos a buscar ganhos de qualidade, como tem ocorrido em nossa Uesc nos últimos anos”, reforçou.
Próximos Passos da Avaliação
O processo de avaliação, que envolve 4.585 programas stricto sensu de 50 áreas, continua até o dia 26 de setembro. Após essa fase, estão previstas a relatoria e a deliberação do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) para este ano. A divulgação dos resultados parciais, os pedidos de reconsideração e a publicação das notas estão previstos para 2026. A chancela final dos resultados cabe ao ministro da Educação.