Nos dias 15 e 16 de agosto do corrente ano, o Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães de Itabuna –BA promoveu a primeira etapa da FECICOM II: “Ciência, dá samba!”, visando à popularização de conhecimentos culturais e científicos, a partir da promoção e consolidação de um espaço colaborativo de experimentação interdisciplinar, aberto para interações entre escolas, alunos e professores do Ensino Fundamental II e Ensino Médio e comunidade em geral.
O evento aconteceu no Centro de Cultura Adonias Filho e contou com o fomento do CNPq, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (nossa gratidão ao Presidente Lula), do Governo do Estado (nossa gratidão ao Governador, o professor Jerônimo Rodrigues) e da Secretaria de Educação do Estado da Bahia (nossa gratidão à Secretária professora Rowenna Brito). Tecemos fortes e imprescindíveis parcerias com o Centro de Cultura Adonias Filho, na pessoa do gestor Maurício Leite, bem como da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, do SEBRAE, Amigos da Saúde, Prefeitura Municipal de Itabuna, na pessoa da secretária de Educação Adriana Tumissa, do Movimento Negro Unificado. Contamos com o precioso apoio dos oficineiros do Programa Educa mais Bahia da SEC/BA (gratidão à professora Leninha Vila Nova), bem como a ativa participação dos docentes, funcionários, gestão e nosso maravilhoso corpo discente.
O evento teve uma vasta programação para os visitantes, a saber: Exposições de Quadros, Esculturas e Fotografias, dança, música, teatro, palestras abordando a cultura antirracista, assim como diversas modalidades de apresentações produzidas pelos estudantes, reafirmando o protagonismo estudantil e também atendemos às propostas dos Projetos Estruturantes da SEC/BA e da Gincana Cultural e Científica da escola. Outra oficina muito importante foi a de formação para professores com a participação de docentes de várias escolas de Itabuna. Tivemos ainda como destaque a presença da gestora Magali com a belíssima apresentação da fanfarra do Colégio Estadual Valdeci Pinheiro. Contamos ainda com a participação do Balé Milena Araújo de Jussari, do grupo de capoeira Cordão de Ouro do mestre Garrote e a participação de personalidades renomadas da nossa região como Carlos Santal, o Tenente Coronel Idicel Bastos (IMEAM), Lanns Almeida (Bahiater), Valdemir Santos (Biofábrica), Patrícia Argolo (UESC), Alex Pereira (GELPOC), Larissa Melo (Diretora do NTE05) e tantos outros baianos ilustres que abrilhantaram nosso corpo de jurados.
Nossa gestão colegiada, professores, funcionários, pais e comunidade em geral acreditam e se empenham na construção de uma educação de qualidade e excelência, investindo nos múltiplos saberes, para o desenvolvimento das aptidões. Por conta disso, ultrapassamos a meta do IDEB que era de 4.1 e chegamos a 4.5, prova de que estamos alçando altos voos, visando ao crescimento de nosso bem maior, que são nossos estudantes. Não à toa, no ano de 2024, mais de 56 estudantes ingressaram em faculdades e universidades públicas e particulares, com altas notas na redação e no Enem em cursos como Medicina (UESC), Ciências da computação (UESC), Medicina veterinária (UESC), História (UESC), Letras (UESC), Direito (UFSC) entre outras
Tudo isso é o Colégio Modelo de Itabuna, uma escola pública estadual que luta bravamente para construir um novo cenário para a educação pública baiana. Temos muito orgulho de nossas produções, de onde saímos e para onde estamos caminhando, graças à força da gestora Ednailza (Tia Nai) bem como de demais membros da gestão, coordenação, professores, funcionários, e sobretudo, dos nossos meninos e nossas meninas, que vêm se dedicando cada vez mais.