Na terça-feira, dia 2 de setembro do ano corrente, a Excelsa Loja de Perfeição Samuel Gregório de Brito, Clima de Ibicaraí, sul da Bahia, jurisdicionada a Terceira Inspetoria Litúrgica da Bahia, ligada ao Supremo Conselho do Grau 33 do R.·.E.·.A.·.A.·. da Maçonaria para a República Federativa do Brasil, através da Delegacia de Ibicaraí, realizou Sessão Magna de Iniciação no Grau 9 – Cav.·. Eleito dos Nove.

A Sessão Magna que aconteceu no Templo da A.·.R.·.L.·. .·S.·. Obreiros do Areópago do Or.·. de Ibicaraí praticante do Rito Escocês Artigo e Aceito (R.·.E.·.A.·.A.·.), jurisdicionada a Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia (G.·.L.·.E.·.B.·.), foi presidida pelo T.·.V.·.P.·.M.·. Ir.·. Amauri Nascimento Pinto Leal, onde foram iniciados os IIr.·. Elias Leal Veloso, Francisco de Souza Lino Filho, João Paulo Giliard Souza Oliveira, Paulo Acácio Messias Cardoso, Raimundo Alves Silva, Sergio Romário Guimarães El Khouri, Murilo Costa Santos, Fábio Leite Ribeiro, José Humberto de Andrade Júnior, Michel Adler Melo Correa, Elimarcos Santana Souza e, Wendell Carlos Alves Ferreira.
A sessão contou com a presença de 27 IIr.·. entre eles o Ir.·. Ernande Costa Macedo, secretário da 3ª Inspetoria Litúrgica das Bahia com sede em Itabuna e T.·.V.·.P.·.M.·. da Excelsa Loja de Perfeição Inspetor José Carlos Oliveira, Vale de Camacã/BA

O Grau 9 na Maçonaria é conhecido como Cav.·. Eleito dos Nove do Rito Escocês Antigo e Aceito (REAA); ele aborda a Justiça contra o crime, mas, com um forte ensinamento de que a vingança pessoal não é legitima, só a Justiça moral e divina é verdadeira. Ele também está relacionado ao mito da perseguição e punição dos assassinos de Hiram Abiff, e, ensina que não cabe ao homem se deixar dominar pela vingança cega, mas sim, agir com equilíbrio, prudência e justiça.
Ao final a equipe de trabalho liderada pelo T.·.V.·.P.·.M.·. convidou todos para um jantar de confraternização no salão da Oficina anfitrião.