Profissional do audiovisual discutirá os desafios e processos criativos da montagem do documentário sobre Dorival Caymmi, em sessão no Centro de Cultura Adonias Filho
O Cine Movimenta Centro, projeto que promove exibições gratuitas de filmes nacionais em Centros de Cultura de cinco cidades baianas, receberá no próximo dia 03, no Centro de Cultura Adonias Filho, em Itabuna (BA), o roteirista e produtor audiovisual Marcello Benedictis, técnico de som direto do documentário "Dorivando Saravá, O Preto que Virou Mar". Benedictis participará de um debate após a sessão das 19h, onde compartilhará suas experiências sobre o processo criativo da produção do filme.
Marcello Benedictis, carioca que se tornou "baiano" há quase 40 anos, atua na área de cinema e audiovisual desde 2006, quando participou de um curso de Roteiro e Direção ministrado por Rubens Shinkai. Desde então, tem se dedicado à área de Som Direto e Produção Audiovisual, tendo passado pelo corpo diretivo de associações como a Associação Baiana de Cinema e Vídeo (ABCV) e, mais recentemente, como Diretor da Associação de Produtores e Cineastas da Bahia (APC-BA). Benedictis também é colaborador do Sindicato Interestadual dos Trabalhadores na Indústria Cinematográfica e do Audiovisual (STIC) na Bahia. Sua experiência como Técnico de Som Direto inclui diversas produções audiovisuais em Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, além de participações internacionais em países como Inglaterra, Estados Unidos, Espanha e Grécia.
O documentário "Dorivando Saravá, O Preto que Virou Mar" (2019), dirigido pelo cineasta baiano Henrique Dantas, oferece um olhar poético sobre a vida e a obra de Dorival Caymmi, destacando seu papel pioneiro na introdução do candomblé na música popular brasileira. A obra constrói um retrato íntimo e autêntico do artista ao utilizar suas próprias falas, extraídas de antigas entrevistas e revistas. O filme também traz depoimentos de grandes nomes da música brasileira, como Tom Zé, Tiganá Santana, Gilberto Gil e Adriana Calcanhotto. Henrique Dantas também é conhecido por outros documentários premiados como "Filhos de João, Admirável Mundo Novo Baiano" e "A Noite Escura da Alma".
Programação
No dia 3 de setembro, a programação do Cine Movimenta Centro será dividida em duas sessões. Às 15 horas, será exibido o curta-metragem "Outubro Acabou", dirigido por Karen Akerman e Miguel Seabra Lopes, seguido pelo longa-metragem "A Filha do Palhaço", de Pedro Diógenes. Às 19 horas, o público poderá assistir ao curta-metragem "Joãozinho da Goméa – O Rei do Candomblé", de Janaína Oliveira e Rodrigo Dutra, além do longa-metragem "Dorivando Saravá – O Preto que Virou Mar", de Henrique Dantas.
Sobre o Cine Movimenta Centro
O Cine Movimenta Centro é um projeto dedicado a democratizar o acesso ao cinema brasileiro, promovendo a exibição de filmes de longa e curta metragens de forma simultânea nas cidades de Vitória da Conquista, Itabuna, Jequié, Guanambi e Porto Seguro. Com sessões gratuitas, o projeto visa transformar os Centros de Cultura em salas de cinema digitalizadas e acessíveis, oferecendo ao público uma experiência cinematográfica única e enriquecedora.
O Cine Movimenta Centro foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.
SERVIÇO
Cine Movimenta Centro
Data: De julho de 2024 a março de 2025
Locais: Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima (Vitória da Conquista), Centro de Cultura ACM (Jequié), Centro de Cultura Adonias Filho (Itabuna), Centro de Cultura de Porto Seguro e Colégio Modelo de Guanambi
Horário: Todas as terças-feiras às 19h; sessões adicionais às 15h a cada 15 dias
Entrada: Gratuita
Para mais informações, acesse o site oficial e acompanhe as atualizações nas redes sociais do projeto.