A sessão foi conduzida pelo presidente Manoel Porfírio (PT) e contou com a presença dos vereadores Zoi Amigo de Itabuna (AVANTE), Danilo Freitas (UB), José Alberto (PSB), Eldon Orea (AVANTE), Robson Rigaud (DC), Paulinho do Banco (PCdoB), Silas da Saúde (PSD), Sivaldo Reis (PSD), Bruno Bileco (PSB), Erasmo Ávila (PSD), Babá Cearense (PP), Thales Silva (REPUBLICANOS), José Carlos da Saúde (SD), Wilma Oliveira (PCdoB), Kaiá da Saúde (PP) e Denilton Santos (AVANTE).

Durante o encontro, Porfírio destacou a importância da presença da Câmara na Vila: “Nunca na história de Itabuna a Câmara saiu das suas dependências para vir a uma comunidade tão distante, para dialogar olho no olho com a população. […] Enquanto eu for presidente da Câmara Municipal de Itabuna, essa Casa vai estar próxima do povo e ouvindo as demandas do nosso povo.”

A sessão também tratou das principais reivindicações dos moradores, com destaque para a construção da ponte que liga Ferradas à Vila de Itamaracá, melhorias no acesso, reforma do cemitério e intervenções na escola, posto de saúde e construção da praça.

Moradores usaram a tribuna para reforçar os pedidos e agradecer a presença do Legislativo. A moradora Raimunda iniciou sua fala com emoção: “É com grande alegria que a gente recebe vocês aqui. A presença de cada vereador é muito importante para nós. A ponte é um sonho antigo, assim como melhorias na praça, na área da escola e a reforma do posto médico. Já vivemos tempos muito mais difíceis aqui. Hoje temos transporte, ambulância, posto de saúde e uma escola que é motivo de orgulho. Peço apenas que não esqueçam da nossa Vila e que atendam o que a comunidade está pedindo para a gente ser mais feliz.”

O senhor Osvaldo Paulino reforçou a principal reivindicação da Vila: “A menina dos olhos de Itamaracá é a ponte. É a solução para o desenvolvimento de toda a região. Todas as vezes que o rio enche é um desespero, as pessoas não conseguem ir ao trabalho, à escola. É algo muito sério. Hoje já temos água potável, iluminação e ambulância. Falta apenas que esses pedidos sejam atendidos. Muito obrigado.”

Como resultado direto da escuta pública, a Câmara elaborou a Carta de Itamaracá, documento que reúne as necessidades mais urgentes da comunidade. A carta será entregue ao prefeito Augusto Castro e ao secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso, em comitiva coordenada pelo presidente.

A Câmara segue avançando com seriedade, respeito e sensibilidade, fazendo história e escrevendo um novo capítulo na relação entre o Legislativo e o cidadão.