Prestigiada pela presidente Ivana Bastos e outros parlamentares, a atividade teve como propósito conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção ao câncer de mama

A Biblioteca Aloysio da Franca Rocha, da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), realizou na manhã desta quarta-feira (15) um encontro em alusão ao “Outubro Rosa”. A iniciativa, que ocorre pelo terceiro ano consecutivo, foi realizada em frente à biblioteca e reuniu servidores e servidoras com o propósito de conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção ao câncer de mama.

O evento, organizado em formato de roda de conversa, teve como tema “Se veja, se cuide, se toque, se ame” e contou com a presença da presidente e da vice-presidente da ALBA, deputadas Ivana Bastos (PSD) e Fátima Nunes (PT), respectivamente. Também estiveram presentes os deputados Fabíola Mansur (PSB) e José Arimateia (Republicanos), além da presidente da Assembleia de Carinho, Tanísia Coronel.

A programação incluiu uma palestra ministrada pela assistente social e idealizadora do projeto, Ana Tereza de Alencar, que abordou a relevância da prevenção e do diagnóstico precoce, por meio do autoexame e de exames como a mamografia.

A presidente da Assembleia, deputada Ivana Bastos, ressaltou a importância da ação. “Todos os setores da Casa estão abraçando o Outubro Rosa. Lembramos que a prevenção deve ocorrer durante todo o ano, mas este mês serve como um alerta especial para reforçar entre as mulheres que cuidar da saúde é essencial. E é justamente a união de forças que gera resultados positivos e salvam vidas”.

Dinâmicas, distribuição de brindes e orientações conduzidas pela médica dermatologista convidada Yêdda Villa-Flor também fizeram parte da programação. A palestrante compartilhou dicas e experiências, inspirando outras mulheres e mostrando que a superação é possível. “A conscientização sobre o câncer de mama durante o Outubro Rosa é fundamental, especialmente no que diz respeito ao diagnóstico precoce. A autoestima e o autocuidado desempenham um papel importante durante o tratamento de quimioterapia, pois ajudam as pacientes a se sentirem mais bonitas e confiantes durante esse difícil processo”, destacou.

Sob essa perspectiva, a colaboradora Rita de Cássia Melgaço expressou sua satisfação em participar do evento. “Foi uma iniciativa essencial para promover a saúde e valorizar a mulher, especialmente neste mês de conscientização. Fiquei muito feliz por ter recebido um brinde, mas para mim o maior prêmio foi o incentivo ao autocuidado e à atenção à saúde feminina”, celebrou.

Ao final, foram distribuídos kits de skincare e realizados sorteios de prêmios entre os participantes. Tanísia Coronel destacou que “promover eventos como esse, mobilizando os setores para disseminar o conhecimento sobre a prevenção do câncer, uma ferramenta poderosa para combater os medos e tabus sobre os exames”.

“O uso da cor rosa simboliza a força e a feminilidade, reforçando o lembrete de que o autocuidado é essencial. Iniciativas como doação de cabelo e campanhas são passos importantes para criar um ambiente de apoio, pois a prevenção e o diagnóstico precoce fazem toda a diferença, e reforçam o objetivo maior que é formar uma rede de suporte e solidariedade que perdure durante todo o ano, não apenas em outubro”, reiterou.