Evento organizado pela Escola do Legislativo segue nesta quinta-feira a formação focada na abordagem e acolhimento de pessoas com doenças ocultas

A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) promoveu, nesta quarta-feira (30), o curso “Círculo dos Saberes - Formação e Letramento em Gênero, Diversidade, Sexualidade e Acolhimento Interseccional”. A iniciativa da Escola do Legislativo da ALBA, através do Departamento Pedagógico e de Desenvolvimento, foi destinada a servidores da Casa que atuam na segurança e no atendimento ao público.

A ação aconteceu em parceria com a Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), por meio do Centro de Promoção e Defesa dos Direitos LGBTQIAPN+ (CPDD). Assim, o objetivo do curso foi capacitar agentes para que possam atuar com maior sensibilidade e respeito nas relações com as pessoas LGBTQIAPN+ e outras populações historicamente marginalizadas. Dessa forma, a capacitação tem como objetivo o combate a práticas discriminatórias institucionais e assegurar os direitos humanos no serviço público.

O curso aconteceu ao longo de toda a manhã e foi dividido em três eixos: aspectos jurídicos da defesa dos direitos LGBT, aspectos psicossociais e da saúde mental da população LGBT e gênero e diversidade - teorias e práticas de inclusão.

O curso foi ministrado por Petra Perón, coordenadora assistente do Centro de Promoção e Defesa dos Direitos LGBT, Clara Marinho e Fran Souza, também integrantes do núcleo vinculado à SJDH.

Conforme explicou Petra Perón, o centro possui uma equipe multidisciplinar com expertise em ação integrada de acolhimento de pessoas LGBTs em situação de violência e violação de direitos. “Essa formação que a gente faz é para que servidores públicos que estão na ponta, no atendimento ao público, não reproduzam práticas de violação de direitos. Nosso papel é promover essa forma correta de atuação”, enfatizou.

A advogada Clara Marinho destacou a importância da parceria entre a ALBA e a SJDH na promoção da garantia dos direitos da população LGBT. “Uma ação como essa é de fundamental importância, porque é mais uma forma de exercer cidadania. Se a gente entende que as pessoas querem exercer a cidadania, se capacitarem, estarem prontas para receber a diversidade, a gente está falando sobre garantia de direitos em sua essência”, relacionou.

Fran Souza é estagiária no setor jurídico do Centro de Promoção e Defesa dos Direitos LGBT e ressaltou a necessidade da capacitação dos agentes de segurança e de atendimento ao público. “Essa é uma formação muito importante para servidores e funcionários terceirizados porque engrandece o tipo de atendimento e acolhimento que a gente dá para o cidadão. É um diferencial no sistema de aprendizagem dos direitos de uma população muito esquecida e muito vulnerabilizada”, frisou.

O ciclo de palestras e cursos voltado para a qualificação de servidores da ALBA teve início nesta terça-feira (29) com palestra sobre a Importância das Normas e Procedimentos para Segurança Física das Instalações e Equipamentos. Já nesta quinta (31), acontecerá a formação focada na abordagem e acolhimento de pessoas com doenças ocultas.