A Academia Paraibana de Letras Maçônicas, composta de maçons oriundos das três Potências instaladas e em funcionamento no Estado da Paraíba, realizou Sessão Eleitoral, no último dia 25/julho, para escolha de 2 (dois) novos Membros Titulares que passarão a compor o seu Quadro de Acadêmicos.

As vagas eram oriundas das Cadeiras de N.º 04 (Patrono: Francisco de Assis Varela de Sousa), desocupada desde o mês de dezembro de 2019, e N.º 31 (Patrono: Francisco Bezerra de Araújo Galvão Neto), vaga desde a fundação da Academia.

Com expressivo comparecimento dos membros aptos a votar, foram eleitos os irmãos NADIR LEOPOLDO VALENGO e PETRONILO PEREIRA FILHO, ambos oriundos do Grande Oriente do Brasil na Paraíba, potência maçônica que passará a contar com 17 (dezessete) dentre os atuais membros da Academia. Ainda há 04 (quatro) cadeiras vagas para serem preenchidas e a Diretoria não definiu a data das posses solenes dos novos membros.

A APLM comemora, a partir de agosto deste ano, seus 20 anos de existência e a Diretoria está programando alguns eventos, a exemplo do I Encontro Nordestino das Academias Maçônicas de Letras, cuja abertura solene contará com uma conferência sobre os primórdios da maçonaria na Paraíba, lançamento da primeira edição da Revista Memória Acadêmica, órgão oficial da APLM, e do selo filatélico, Concurso Nacional Literário de Prosa e Poesia, além de uma sessão especial de homenagem aos fundadores. Para planejar e executar todas essas ações, foi instituída uma Comissão Especial composta por 7 (sete) membros tendo à frente o Acadêmico EDISON ROBERTO CABRAL DA SILVA, Presidente Emérito daquela Casa de Letras Maçônicas.

Quem são os Novos Membros:

NADIR LEOPOLDO VALENGO (foto 1) é o atual Grão-Mestre de Honra do GOBPB. Filiado à quase centenária Loja Padre Azevedo N.º 1609, já ocupou o cargo de Juiz Membro do Tribunal de Justiça, Procurador Estadual e é o atual Presidente da Poderosa Assembleia Estadual Legislativa daquela potência. É Professor Universitário, formado em Administração de Empresas e Direito, com curso de Especialização em Direito Processual Civil; foi oficial do Exército Brasileiro (R/2), Defensor Público do Estado da Paraíba e Procurador Geral do Município de João Pessoa. Desempenhou o cargo de Juiz membro titular TRE/PB – Jurista, nos biênios de 09/02/2004 a 09/02/2006 e 09/11/2006 à 08/11/2008.

PETRONILO PEREIRA FILHO (foto 2) foi iniciado em 29/07/193, no oriente de Catolé do Rocha (PB), numa Loja jurisdicionada pela Grande Loja Maçônica do Estado da Paraíba, mas atualmente se encontra no GOBPB, no quadro da Loja Luzia Simões Bartolini N.º 4430. Mestre Instalado, hoje está exercendo o cargo de Deputado Estadual na PAEL, condecorado com as comendas da Cruz da Perfeição Maçônica e Medalha da Ordem do Mérito Dom Pedro I. Aprovado em quatro concursos, permaneceu no Banco do Brasil até sua aposentadoria, quando aproveitou o tempo para escrever contos e versos. Aos sessenta e cinco anos prestou vestibular para o curso de Ciências das Religiões, na Universidade Federal da Paraíba, concluído no tempo previsto quando apresentou o Trabalho de Conclusão com o tema “O Cordel no Ensino Religioso”.


Sessão de homenagem fúnebre

Será no próximo dia 17 de agosto a Sessão Presencial e Aberta de Homenagem Fúnebre (foto 3) em honra dos Acadêmicos FLAMARION TAVARES LEITE e VALTER BARBOSA LIMA, Membros Titulares então ocupantes das Cadeiras n.º 23 e 20, respectivamente.

O Regimento Interno da APLM determina que a abertura de vaga oriunda de morte do Membro Titulara se dará após a realização desta sessão, presencial ou virtual. Na ocasião, as viúvas terão um acolhimento especial das demais cunhadas presentes, quando receberão um quadro com a imagem do Acadêmico semelhante àquela que consta na Galeria de Honra da Casa.


Diretoria altera itens do estatuto

Além da criação do título distintivo de Presidente Emérito, para o ex-Presidente que tiver exercido integralmente o mandato, e o de Presidente de Honra, que antes constava apenas num registro da Ata de Fundação, do dia 20 de agosto de 2004, a APLM deixou assente em seu novo Estatuto que poderá realizar suas sessões de maneira presencial ou virtual, em qualquer local previamente designado pelo Presidente. Apenas as sessões solenes de posse continuam a ser obrigatoriamente presenciais.

A novidade agora é que na sessão do último dia 20 de maio foram alteradas as redações de alguns artigos do Estatuto Social, para incluir a promoção para a categoria honorífica de Benemérito como requisito de abertura de vaga de Cadeira então ocupada por Membro Titular. Para usufruir do privilégio, é necessário o implemento da idade superior a 75 anos e/ou que esteja o acadêmico acometido de doença incurável, incluindo moléstia profissional, tuberculose ativa e alienação mental.


Sobre a Academia:

Fundada em 20 de agosto de 2004, a Academia Paraibana de Letras Maçônicas tem sede na cidade de João Pessoa (PB), e conta com um quadro social constituído exclusivamente por maçons das 3 (três) potências regulares instaladas no Estado da Paraíba, distribuído em 33 (trinta e três) cadeiras, numeradas e patroneadas por um maçom, preferencialmente paraibano, falecido. Possui também um quadro ilimitado de Membros Correspondentes, a maioria já membros de outras Academias Maçônicas espalhadas pelas várias cidades do Brasil.

2024 é o ano em que a APLM completa seu 20º aniversário de fundação.

Fonte: Ascom da APLB