O livro Angústia, de Antonio Carlos Caires Araújo, será lançado às 10h deste sábado (3) na sede da Escola Brasileira de Psicanálise (EBP) Seção Bahia. Trata-se de uma publicação da Assembleia Legislativa pelo selo ALBA Cultural em que o autor, médico psiquiatra e um dos precursores da psicanálise na Bahia, busca investigar “o segredo da angústia, o real por trás do simbólico, onde o mistério do corpo se escondeu e aparece nos sinais do corpo por uma inibição, a comoção e a própria angústia”, segundo palavras do próprio autor.
O lançamento contará com sessão de autógrafos e uma mesa de discussão entre psicanalistas coordenada por Iordan Gurgel, com as presenças de Sônia Vicente, Luiz Mena, Marília Santiago e Bruno Oliveira. Luiz Mena é também responsável pela confecção do texto das orelhas do livro, enquanto que a Sônia coube a confecção do prefácio.
Antonio Carlos Caires Araújo é médico, psicanalista, graduado pela Escola de Medicina e Saúde Pública da Universidade Católica de Salvador em 1972 e autor de livros como Lenda e Homem Significante, Lugar do Dito Inaudito e O Ser e a Letra. Angústia está dividido em apresentação e dez capítulos, onde o autor aborda temas como “Angústia na Doutrina da Psicanálise” e “A Angústia, o Inconsciente e o Corpo”.
Sônia Vicente, em seu prefácio, diz que, ao longo da sua pesquisa, o autor afirma a importância da teoria clínica. “Reenvia, assim, a perspectiva condizente com a nossa época, suscitando no leitor o desejo de continuar a dedicar-se a esse tema, caso se sinta instigado a responder a está tão candente e preciosa pergunta: angústia, do que se trata na psicanálise?”, escreveu.
A Escola Brasileira de Psicanálise (EBP) Seção Bahia, onde haverá o lançamento, está localizada no Edifício Central Pinheiro, Avenida Anita Garibaldi, 1211, 2º andar.