A Academia Maçônica de Letras, Ciências e Artes da Região Grapiúna (Amalcarg), sediada na cidade de Itabuna, que congrega maçons do grau 33 das diversas lojas e potencias do sul da Bahia, realizou na noite de terça-feira, dia 1º/10, reunião especial de filiação de sete novos membros.

A filiação, a primeira da nova diretoria da “Casa das Letras Maçônicas” sulbaiana, foi presidida pelo acadêmico  José de Carvalho Peixoto, que convidou os acadêmicos Derivaldo Martins Santos e Renato Burity Oliveira para comporem a mesa, aconteceu às 19h30min na sede da Aug.·. Resp.·. Loj.·. Simb.·. Areópago Itabunense/R.·.E.·.A.·.A.·./G.·.L.·.E.·.B.·.

Na oportunidade foram iniciados os acadêmicos Alan Novaes Cerqueira, cadeira 33, patrono o Ir.·. Antônio da Silva Costa; Antônio Eduardo Lima de Moura, cadeira 1, patrono Ir.·. Jaime Paz Filgueiras; Edson Argolo Góes, cadeira 23, patrono  Ir.·. Emanoel Trindade Novais; José Batista Gama Neves, cadeira 32, patrono o Ir.·. George Savalla Gomes; José Hugo Vieira Freitas, cadeira 24,  patrono o Ir.·. Minton Rocha Meira;  Juscelino Dantas Bomfim, cadeira 29, patrono Ir.·. Mario Marinho de Carvalho Behring e Raul Cesar Requião, cadeira 9, que tem como patrono o Ir.·. Eliés Haun.

O evento que foi secretariado pelo acadêmico Ernande Costa Macedo, contou com as presenças de 27 acadêmicos e 30 convidados – IIr.·.  cunhadas, sobrinhos/sobrinhas e autoridades –, coube ao acadêmico e ex-presidente da Amalcarg acadêmico Washington Farias de Cerqueira a leitura de uma prece para o bom andamento dos trabalhos e aos acadêmicos Luiz Roberto Albuquerque Rodrigues Maia e José Alberice de Oliveira Andrade a condução de entrada dos novos imortais.

O acadêmico-presidente delegou ao confrade Helder Pereira Dantas, a formação da guarda de honra com vista a entrada ao pavilhão nacional com os  acordes do hino nacional. E em ato contínuo os novos acadêmicos fizeram seus juramentos, receberam seus pelerines, estatutos, diplomas, carteira de Identificação  e sentaram-se nos lugares que lhes competem.

A solene reunião foi encerrada com uma oração coletiva em favor da recuperação da saúde dos acadêmicos José Augusto Carvalho e José Carlos Oliveira. E por último, os acadêmicos, familiares, convidados e autoridades maçônicas confraternizaram em um famoso restaurante da cidade.