Na segunda-feira, dia 21/7, ocorreu no Templo da Aug.·. e Resp.·. Loj.·. Simb.·. Acácia Grapiúna, nº 95, Or.·. de Itabuna/BA, jurisdicionada a Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia (G.·.L.·.E.·.B.·.), a quarta reunião itinerante do ano de 2025 da Academia Maçônica de Letras Ciências e Artes da Região Grapiúna (Amalcarg).

A “casa das letras maçônica sulbaiana” é presidida pelo o Ir.·. José de Carvalho Peixoto, tem como vice-presidente, o Ir.·. Renato Burity Oliveira; secretário, o Ir.·. Ernande Costa  Macedo e como tesoureiro Ir.·. Helder Pereira Dantas.

A sessão da Acácia Grapiúna foi aberta ritualisticamente pelo Ven.·. Mes.·. Ir.·. Antônio Raimundo Pereira Neto e contou com as presenças de 65 IIr.·.  do quadro e visitantes, entre eles 20 IIr.·. acadêmicos. Na oportunidade, foi disponibilizando parte da Ordem do Dia para a apresentação de uma Peça de Arquitetura da lavra do acadêmico Ir.·. Raul Cesar Requião, com o título “A Maçonaria contada em selos” que no final foi aplaudido pela irmandade. E logo em seguida José de Carvalho Peixoto, agradeceu ao Ven.·. Mes.·. pelo convite e pelo espaço cedido pela Oficina anfitriã.

No final o primeiro malhete da Loja Antônio Neto, parabenizou o acadêmico Ir.·. Raul Requião, pela brilhante apresentação e agradeceu a presença de todos e em especial dos IIr.·. - acadêmicos, quando convidou todos obreiros para um jantar de confraternização.

A Amalcarg foi fundada por abnegados maçons no dia 21 de outubro de 2008 e instalada no dia 7 de março de 2009, tem como finalidade promover e desenvolver a cultura, a arte e a ciência, com foco na região Grapiúna, através de atividades relacionadas à literatura, artes, ciências e outras áreas do conhecimento. A Amalcarg busca fomentar a produção cultural, incentivar a pesquisa e a produção intelectual, além de promover eventos e ações que valorizem a identidade e o patrimônio cultural da região. E também como objetivo promover os valores e princípios maçônicos, como a fraternidade, a solidariedade e a busca pelo aperfeiçoamento moral e intelectual de seus membros e da sociedade.