A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) promoveu, na tarde desta quarta-feira (17), uma audiência pública que tratou do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) do Subúrbio Ferroviário de Salvador e seu novo traçado até a orla do bairro de Piatã. O debate foi proposto pelo deputado Robinson Almeida (PT) no âmbito da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo e ocorreu no Auditório Jornalista Jorge Calmon.

Mediador do encontro, o deputado petista destacou a importância do transporte de massa em Salvador e relembrou as intervenções viárias feitas pelo Governo do Cstado na capital baiana, a exemplo da Via Expressa e do Metrô. “A segunda revolução da mobilidade urbana de Salvador será o VLT, a primeira foi o sistema metroviário”, classificou.

Robinson Almeida também enalteceu a contribuição das gestões Jaques Wagner, Rui Costa e Jerônimo Rodrigues para que as obras de mobilidade na Bahia ganhassem forma. “Agora, o VLT vai integrar, por necessidade, por justiça e merecimento, o Subúrbio Ferroviário”, apontou.

No mês de junho, o governador Jerônimo Rodrigues autorizou o início das obras. O projeto prevê três trechos, sendo o primeiro entre a Calçada e a Ilha de São João, em Simões Filho, o segundo vai de Paripe até Águas Claras, e o terceiro ligará Águas Claras ao bairro de Piatã, completando um traçado total de 36,4 quilômetros de extensão.

ESFORÇOS

O secretário estadual da Casa Civil, Afonso Florence, enfatizou os esforços do Governo da Bahia para a realização de projetos como o VLT de Salvador. Também presente à audiência pública, a secretária estadual do Desenvolvimento Urbano (Sedur), Jusmari Oliveira, destacou o quanto as gestões Wagner, Rui e Jerônimo mudaram a estrutura de mobilidade no estado, especialmente na Região Metropolitana de Salvador. Ela mencionou obras como o sistema metroviário, Via Expressa, Complexo de Viadutos do Imbuí, marginais da Avenida Paralela, corredores transversais conectando a Avenida Gal Costa com a Pinto de Aguiar e a 29 de Março com a Orlando Gomes.  “O VLT é a cereja do bolo da mobilidade, pois vem para coroar o esforço que está sendo feito dentro de um grandioso programa de mobilidade urbana que transforma a vida de baianos e baianas”, assinalou Jusmari.

Os detalhes do projeto do VLT de Salvador foram apresentados pelo diretor de obras da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), Eracy Lafuente Pereira Maciel. O dirigente explicou que o novo modal terá um investimento global de aproximadamente R$ 4,5 bilhões. A expectativa, apontou Eracy Maciel, é entregar de um a seis trens até dezembro de 2025.