Em 2024, foi comemorado o quinto centenário do nascimento de Luís de Camões, um dos maiores poetas da língua portuguesa e autor de “Os Lusíadas”. Publicada em 1572, a obra é um poema épico dividido em dez cantos que narra os feitos marítimos portugueses, com especial destaque para a viagem de Vasco da Gama à Índia e as proezas de seus companheiros, entrelaçando magistralmente os momentos emblemáticos da história de Portugal.
Para comemorar a data, a APLM convidou o Professor Doutor Milton Marques Junior, do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da UFPB e membro da Academia Paraibana de Letras, para apresentar palestra alusiva à data, programada para a tarde do dia 24 de maio.
O prof. Milton é doutor em Letras e considerado uma das maiores autoridades brasileiras na área de estudos relacionados a área da cultura grega clássica. Foi professor associado na Universidade de Nanterre-Paris X e é autor de mais de vinte livros publicados, dentre os quais destacam-se cinco volumes do “Dicionário da Eneida de Virgílio”; sua tese de doutorado sobre Aluísio de Azevedo — “Da Ilha de São Luís aos refolhos de Botafogo”; um livro de poemas satírico-irônicos, “Epigrammaton”; um estudo e tradução sobre um hino latino do século II. d.C., “Peruigilium Veneris: uma sagração erótica à primavera”, e, mais recentemente, “Pandemia e pandêmia: o clássico no cotidiano”, e “Homero na sala de aula”.