A Academia de Letras Jurídicas do Sul da Bahia (Aljusba), fundada por abnegados pensadores do direito regional em 13 de maio de 2011, a primeira do gênero do interior do Estado e a sexta do país, definiu através da diretoria biênio 2024/2026 reinseri-la nos eventos acadêmicos-culturais do eixo Itabuna (onde é sediada) e Ilhéus.

Nesse sentido, começou a peregrinação nos eventos acadêmicos-culturais do eixo Itabuna – Ilhéus, dia 11/11/2024, quando o vice-presidente e fundador-acadêmico Vercil Rodrigues (cadeira 1), compôs a mesa como representante da Aljusba, na entrega da medalha ‘Jorge Amado’, no auditório Paulo Souto na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), realizado pela Academia de Letras de Itabuna (Alita).

A Aljusba no dia 13/12, foi representada pela confreira Flávia Falcão Gordilho (cadeira 21) na posse do fotógrafo e memorialista José Nazal Pacheco Soub na Academia de Letras de Ilhéus (ALI). E também pela confreira Flávia Falcão, a “casa das letras jurídicas regional”, esteve presente na posse da nova diretoria da Academia de Letras de Ilhéus (ALI), dia 14/3.

Na noite de sexta-feira,  5/7, o confrade-presidente Adive Cardoso Ferreira Júnior (cadeira 27), representou a Aljusba na posse da ex-reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), professora-doutora Renée Albagli Nogueira, na Academia de Letras de Ilhéus (ALI).

Na solene reunião de posse do professor-doutor Marcelo Henrique Dias, dia 1º/8,  a Aljusba esteve representada pela confreira Flávia Falcão Gordilho. E no último dia 5/8, às 18h30, na sede da Academia de Letras de Ilhéus, no lançamento do livro “Soane Nazaré de Andrade e a trajetória político-institucional da FESPI à UESC (Editus editora), pelo confrade Alberto Batista Barreto (cadeira 39).

A Aljusba congrega advogados, juristas, professores de curso de direito, magistrados, juízes, delegados e afins do sul, extremo-sul e baixo-sul da Bahia. E tem como finalidade primordial o estudo do direito em todos os seus ramos e do aperfeiçoamento e difusão das letras jurídicas. Um outro importante objetivo é a de reconhecer e valorizar os profissionais que contribuem com a área de ensino-pesquisa e produção literária jurídica na outrora região cacaueira, bem como com o compromisso ético e o aprimoramento dessa secular ciência em sua área de inserção.