Evento nesta sexta-feira (14) homenageia Mãe Stella de Oxóssi
No mês em que se celebra o Dia da Consciência Negra (20 de novembro), a Academia de Letras da Bahia (ALB) dá continuidade às suas atividades, com uma programação ainda mais especial. Nesta sexta-feira (14), acontece o Novembro Negro ALB. Intitulado Ofá: Diálogos Profundos, o evento presta homenagem à Ialorixá Mãe Stella de Oxóssi (1925-2018), escritora e imortal da ALB.
A programação contará com rodas de conversa, apresentação artística e exibição de filme. Participarão das atividades Rita Santana (escritora e atriz); Lindinalva Barbosa (educadora, Terreiro do Cobre); Meg Heloise (pesquisadora e escritora); Wesley Correia (IFBA e Academia Cruzalmense de Letras ACL); Fabio Lima professor, antropólogo e sociólogo); Marielson Carvalho (UNEB). Sobrinho de Mãe Stella, Adriano Azevedo receberá uma placa em saudação ao Instituto Mãe Stella de Oxóssi, o qual dirige. O grupo de arte popular A Pombagem realizará um sarau lítero-musical.

O público vai conferir, ainda, o filme Café com Canela (Rosza Filmes/2017), de Ary Rosa e Glenda Nicácio. A exibição é parte do Cineclube ALB especial. Para encerrar o evento, os coordenadores do projeto, os Acadêmicos Carlos Ribeiro e Décio Torres Cruz, comandam uma roda de conversa com o público.
Realizado de forma coletiva, um dos organizadores do Novembro Negro ALB, o professor Wesley Correia explica o título Ofá: Diálogos Profundos: “Ọfá é símbolo maior de Ọxóssi, são o arco e a flecha com que esse orixá ensina ao seu povo a arte da provisão através da caça. Espírito protetor do Orí de Mãe Stella, que em 2025 completaria 100 anos nascimento, Ọ̀ṣọ́ọ̀sì com seu Ọfà liga-se à ideia da coletividade, da integração e da força comunitária”. De acordo com ele, o evento propõe uma série de atividades voltadas à comunicação ancestral por via da arte e das subjetividades negras: “Rodas de conversa, relatos e memórias, poesia e música constituem o conjunto de diálogos profundos com que a ALB celebra o legado de Mãe Stella e exalta a produção dos saberes negros da Bahia”.



O presidente da ALB, Aleilton Fonseca, completa: "A Academia de Letras da Bahia exerce o direito e o dever de exaltar o Novembro Negro como parte de nossas culturas e imaginários mais profundos, espaço das vozes, dos gestos e do pensamento de escritores, poetas, artistas, o povo preto da Bahia, guardião de nossas ancestralidades".
O Novembro Negro ALB - Ofá: Diálogos Profundos acontece sexta-feira (14), das 14h às 20h45, no Palacete Góes Calmon, bairro de Nazaré.


A programação é gratuita e aberta, mas é importante se inscrever no Sympla, através do link https://www.sympla.com.br/evento/novembro-negro-alb-ofa-dialogos-profundos/3196760
A ALB tem apoio financeiro do Governo da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda (Sefaz-BA), Secretaria de Cultura da Bahia (Secult-BA) e da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).
PROGRAMAÇÃO:
NOVEMBRO NEGRO ALB
OFÁ: DIÁLOGOS PROFUNDOS
Escritora homenageada: Mãe Stella de Oxóssi (1925-2018)
14 de novembro, sexta-feira, 14h às 20h45
Local: Academia de Letras da Bahia (ALB) - Avenida Joana Angélica, 198, Nazaré, Salvador.
14h - Abertura
Entrega da placa de homenagem a Mãe Stella de Oxóssi a Adriano Azevedo (Instituto Mãe Stella de Oxóssi)
14h15-15h30 - Roda de conversa
Stella de Oxóssi: A menina que virou um pássaro azul
Fabio Lima (professor, antropólogo e sociólogo)
Dorival Caymmi: Cancioneiro da Bahia Negra
Marielson Carvalho (UNEB)
Mediação: Lindinalva Barbosa (educadora/Terreiro do Cobre)
15h30 - 17h - Roda de conversa
Borrasca e Secreta Ilusão: Poéticas negras e o processo criativo de Rita Santana e Wesley Correia
Rita Santana (escritora e atriz) e Wesley Correia (IFBA/ ACL)
Mediação: Meg Heloise (pesquisadora e escritora)
17h15-18h15 - Roda de conversa
Lá vai verso: Sarau lítero-musical do grupo A Pombagem
Coordenação: Fabrício Brito (poeta e filósofo)
18h30 - Cineclube ALB especial
Coordenação: Carlos Ribeiro e Décio Torres Cruz
Exibição de Café com Canela (Rosza Filmes/2017), de Ary Rosa e Glenda Nicácio
20h - Roda de conversa sobre o filme, com os Acadêmicos Carlos Ribeiro e Décio Torres Cruz, coordenadores do Cineclube

















































































