Visivelmente emocionada, na noite de sexta-feira, 14/11, tomou posse na Academia de Letras de Ilhéus (ALI) a educadora e poetisa Cátia Maria Carneiro de Sena Hughes, na cadeira 17, anteriormente ocupada pelo também poeta Gerson dos Anjos.
A solene sessão foi conduzida pelo presidente da Academia de Letras de Ilhéus professor Josevandro Nascimento (cadeira 14), enquanto a confreira foi saudada pelo acadêmico Efson Lima, ocupante da cadeira n.º 40, da ‘Casa de Abel”. Para o professor-doutor sobre a trajetória acadêmica da educadora, declarou: “estamos diante de uma pessoa que construiu sua trajetória majoritariamente na rede pública de ensino, especialmente, no Instituto Municipal de Ensino (IME) e no Colégio Estadual Moisés Bohana. E pessoas como você, professora e poetisa Cátia Hughes, fazem pessoas como eu chegar, aqui para te receber”.



No discurso de posse, a escritora Cátia Maria Carneiro de Sena Hughes, nos brindou com as apresentações sócio-históricas do fundador da cadeira 17, o confrade Raimundo Brito, do patrono Epaminondas Berbert de Castro e do seu último ocupante, o poeta Gerson dos Anjos.
Para o advogado e escritor Josevandro do Nascimento, a chegada da sua ex -aluna na Academia representa motivo de orgulho e aproveitou para destacar a qualidade de Cátia Hughes: “A Academia de Letras de Ilhéus recebe com muito orgulho, a professora Cátia Hughes. Eu, particularmente, seu velho professor do IME, envaidecido, orgulhoso e muito feliz. Cátia foi uma das minhas melhores alunas no magistério. A sua dedicação às letras, já prenunciava o seu voo. Agora somos confrades, numa demonstração inequívoca, de que a vida sempre nos reserva momentos de tanta significação.”




A sessão foi prestigiada por confrades e confreiras da ALI (fundada em 14 de março de 1959), que unissonamente dizem seja bem-vinda confreira Cátia Hughes. Além de autoridades civis, políticos, jornalistas, professores e familiares da nova acadêmica (mãe, filho, neto, irmão...), bem como pelo confrade Alberto Batista Barreto, cadeira 39, representando a Academia de Letras Jurídicas do Sul da Bahia (Aljusba) e do advogado Deusdete de Sena Filho (ex-presidente da OAB/Ilhéus), representando a Academia de Letras Jurídicas de Ilhéus (ALJIL) e irmão da neófita.
A nova ocupante da Cadeira 17 é formada em Letras e possui mestrado também na área pela UESC e tem os livros publicados “Palavra – mormaço” - Editora Urutau; “Os Olhos de Harry” - Editora Patuá; “O Espelho e outras coisas quebráveis” – Editora Chiado e “A Flor do Jambeiro” pela Editora A5. A escritora também possui poemas e contos publicados em diversas antologias. Ela integrou o coletivo Fesival Literário Sul – Bahia (FLISBA). E a sua atuação profissional docente ocorreu, majoritariamente, na rede pública de ensino do município de Ilhéus e do Estado da Bahia.

















































































