Forte é o rei que tudo destrói, mais forte a mulher que tudo obtém, e ainda mais forte o vinho que afoga a razão." Humberto Eco, em "A Ilha do Dia Anterior"
Eternidade, vida infinita, certamente, é o maior imaginário humano ante a imensidão do universo.
O Sanctum Sanctorum, inacabado, três curtos passos, infância, maturidade e velhice; o Templo de Salomão foi abençoado por nos conferir três grandes homens, o que tudo compreendia, o que trouxe pedras e madeira e, por último, o que seu sangue derramou.
No primeiro Grau (infância) o maçom se submete ao comando das paixões, no segundo Grau ao comando do pensamento, no terceiro Grau tem o maçom perseguir seu incremento espiritual e considerar verdadeira a maior razão de sua existência.
Há vida depois da morte!
O Mestre maçom, durante suas viagens, três graus, depara-se com todo o poder do mau e, também, com a incapacidade dele (mau) de subjugar o homem que, apesar de tudo, é capaz de sobreviver a todo sinistro que lhe for causado; por isso tudo é que o grau de Mestre Maçom simboliza o triunfo da vida sobre a morte.
A vinda do Messias, Cristo, não só consolida a crença da vida infinita como, também, ensina que a Fé em DEUS nos permite, inclusive, a, simbólica, extasiante, ressureição do corpo.
Perfeição: A.·.C.·.S.·.D.·.DD.·.OO.·.
Há vida eterna!
Nossos pés devem estar preparados para ir ao auxílio do irmão sem esperar recompensa, que nossos joelhos nos façam lembrar de que orações precisam ser dirigidas à Divindade, que nossos peitos guardem a inviolabilidade de nossos segredos, que nossas mãos sirvam para proteger as costas de nossos irmãos caídos, que nossos lábios sussurrem conselhos sábios e que sirvam para afastar nossos irmãos de erros e perigos.
Há vida depois da morte!
Não!,... Eu não mentirei à minha missão!
Não!,... A fraqueza não invadirá meu espírito!
Não!,... Eu não pararei a senda do progresso e da perfeição, porque
A.·.A.·.M.·.E.·.C.·.!
- Bibliografia: Rituais Mestre Maçom – R.·.E.·.E.·.A.·. & RITO YORK (Interpretação)
Ir.·. Leonardo Garcia Diniz
Mes.·. Maç.·. da A.·.R.·.L.·.S.·. Amparo e União 260, Or.·. de Ilhéus (BA)