“Ato pelo qual se beneficia o próximo, especialmente os pobres e os desprotegidos.”

Meus prezados IIr.·. nesses últimos 2 anos nós Maçons Brasileiros estivemos presentes em varias campanhas destinadas ao bem estar da população mais carente e, aqui nos OOr.·. de Camacã e Buerarema não foram diferentes; para terem uma ideia as AA.·. RR.·. LL.·. SS.·. Mahachoan e Romã do Progresso, de março de 2020 à dezembro de 2021 distribuíram grandes quantidades de alimentos, produtos de limpeza e de higiene pessoal.

Como todos nós sabemos a Maçonaria é uma instituição fraternal de homens livres que tem na sua essência tornar feliz a humanidade cujos membros são obrigados a respeitar os princípios de amor fraternal. A grande missão da Maçonaria é a de fazer amigos, aperfeiçoar suas vidas, dedicar-se às boas obras, promover a verdade, a prática das virtudes e da caridade; é confortar os infelizes, não voltar as costas à miséria, restaurar a paz de espírito e a paz aos desamparados, dar novas esperanças aos desesperançados e reconhecer seus semelhantes como verdadeiros irmãos.

A partir da pandemia pelo COVID 19 (março de 2020) as campanhas em Lojas Maçônicas aumentaram em todo o Brasil e em muitos lugares as Grandes Lojas e o Grande Oriente do Brasil estão desenvolvendo grandes projetos de apoio aos mais necessitados. Aqui na Região Sul e Extremo Sul da Bahia, muitas Lojas por iniciativa própria, veem promovendo campanhas de arrecadação e distribuições de alimentos, insumos de higienização e artigos básicos de proteção individual tudo isso em conjunto com os IIr.·. de suas lojas e, sem contar com o grande apoio do comercio e empresários dos seus OOr.·..  Essa pratica não é só dos Maçons, estamos juntos como o Lions Clube, Rotary Clube, associações e Igrejas Católicas e Evangélicas.

Na maioria das Lojas Maçônicas existe o Troco de Solidariedade, também conhecido como Tronco da Viúva ou Tronco de Beneficência, onde nós depositamos importâncias em dinheiro para serem usadas com os IIr.·. que estiverem passando por necessidades ou para ser usado no momento de grande dificuldade em nossa cidade ou região. Eu, no final do ano de 2020 passei por uma grande e excelente experiência da qual junto com os meus IIr.·. de Camacã e os nossos sobrinhos De Molays fizemos uma distribuição de 100 cestas básicas para pessoas necessitadas e na maioria desempregados, foi uma experiência extraordinária, “você entregar um pacote com mantimentos e a pessoa receber com o maior entusiasmo do mundo e, a gente ver nos olhos daquela pessoa o agradecimento, não tem preço, não tem como não se emocionar”, por isso meus IIr.·. estamos juntos mesmo as vezes sem a ajuda de alguns que fazem “ouvido de mercador” em horas que deveriam colocar em pratica os ensinamentos da CARIDADE

Esse Artigo é dedicado aos IIr.·. Khalil, Gean, Theneson, Aquila e Ewerton, membros da A.·.R.·.L.·.S.·. MAHACHOAN e a todos os nossos jovens De Molays.

Fraternalmente.

Ir.·. Ernande Costa Macedo

Mestre Maçom, 33º e Secretário da Academia Maçônica de Letras Ciências e Artes da Região Grapiúna (AMALCARG)