Na segunda-feira, dia 1º de setembro do ano corrente, a Loja de Perfeição Alberto Coelho Mésseder, Vale de Itabuna, sul da Bahia, jurisdicionada a Terceira Inspetoria Litúrgica da Bahia, ligada ao Supremo Conselho do Grau 33 do R.·.E.·.A.·.A.·. da Maçonaria para a República Federativa do Brasil, através da Delegacia de Itabuna, realizou sessão magna de comunicação aos 5 – Mestre Perfeito e 6 – Secretário Intimo.
A ritualística e prestigiada sessão que comunicou os graus 5 e 6 a 28 MMes.·. MMaç.·. da região cacaueira, foi presidida pelo T.·.V.·.P.·.M.·. Ricardo Nepomuceno, aconteceu às 20 horas no templo Maçônico Joseph Rafle Salume/Aug.·. e Resp.·. Loj.·. Sim.·. Areópago Itabunense 9, do Or.·. de Itabuna, praticante do Rito Escocês Artigo e Aceito (R.·.E.·.A.·.A.·.), jurisdicionada a Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia (G.·.L.·.E.·.B.·.).

O Grau 5 na Maçonaria é conhecido como Mestre Perfeito no Rito Escocês Antigo e Aceito (REAA) e introduz o maçom a conceitos de virtude e responsabilidade, buscando a perfeição moral e espiritual através da introspecção e do cumprimento do dever. Este grau é considerado um passo importante nos graus filosóficos, onde se aprende a buscar a perfeição dentro de si e a vitória sobre as limitações humanas, e o conhecimento é considerado uma emanação da Primeira Causa.

O Grau 6 do Rito Escocês Antigo e Aceito é o Secretário Íntimo. Neste grau, a maçonaria introduz a ideia da lealdade e do zelo através da figura de um servidor de Salomão, ensinando o respeito pelos segredos e a importância da união para a paz e o progresso. É um grau que estimula a curiosidade intelectual e prepara o maçom para a construção moral e espiritual na vida.