Vice-presidente da UPB e prefeito de Amargosa, Júlio Pinheiro, representou o presidente Quinho na cerimônia de abertura
Os municípios e estados recebem transferências da União para investimentos em serviços públicos em áreas como saúde, educação e infraestrutura. Quanto maior for a preparação técnica da prefeitura ou estado melhor será a gestão das transferências, o que tem reflexo direto na qualidade de vida da população. Para ofertar conhecimento diferenciado e de qualidade foi que ocorreu o 27º Fórum Regional de Fortalecimento da Rede de Parcerias – Etapa Bahia, nesta quinta-feira (21), no SENAI CIMATEC, em Salvador.
“É fundamental que a gente construa esse governo pautado nos resultados. A história da administração pública no seu estado de concepção burocrática tem sido marcada por ser pautada pelo processo. É fundamental também que a gente volte as nossas ações para uma gestão que alcance resultados porque de fato é isso que muda a vida das pessoas”, pontuou Júlio Pinheiro, vice-presidente da UPB e prefeito de Amargosa, na cerimônia de abertura do evento. Na oportunidade, o gestor representou o presidente da entidade municipalista baiana, prefeito Quinho de Belo Campo.
Para a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, essa parceria federativa “muito forte” é de grande satisfação para o governo. “A gente precisa que todo mundo esteja capaz de fazer o melhor possível nas políticas públicas. Sabemos que a cada prefeitura que se moderniza e transforma sua capacidade de fazer políticas públicas estamos beneficiando diretamente cada cidadão brasileiro”, resumiu.
O governador Jerônimo Rodrigues também chamou a atenção para a importância do tema uma vez que a Rede de Parcerias interessa aos dois lados. A União que faz o repasse aos entes federativos e aos estados, Distrito Federal e municípios que podem contar com o auxílio do governo federal na qualificação para melhor gestão da verba pública.
O vice-presidente da UPB, Júlio Pinheiro, os diretores Caca Requião, prefeito de Miguel Calmon, e Kitty Guimarães, prefeita de Taperoá, e o Secretário de Obras de Belo Campo, Natan Ferraz Duarte, que representou o prefeito Quinho, assinaram os termos de adesão à Rede de Parcerias do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e ao sistema Obrasgov.br do Governo Federal.
O 27º Fórum Regional de Fortalecimento da Rede de Parcerias – Etapa Bahia é promovido pela Secretaria de Gestão e Inovação, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, por meio da Diretoria de Transferências e Parcerias da União, em parceria com o Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Planejamento (SEPLAN/BA), e com o apoio da UPB.
Sobre a Rede de Parcerias
A Rede de Parcerias, instituída pela Portaria SEGES/MGI Nº 4.890, de 28 de agosto de 2023, é a rede de governança colaborativa do Sistema de Gestão de Parcerias da União, o Sigpar (Decreto nº 11.271, de 5 de dezembro de 2022), e do Obrasgov.br (Decreto nº 10.496, de 28 de setembro de 2020).
A Rede de Parcerias tem por objetivo desenvolver ações voltadas à melhoria da gestão das parcerias da União operacionalizadas no Transferegov.br e dos projetos de investimentos em infraestrutura registrados no Obrasgov.br, além de promover e estimular ações de capacitação, comunicação e transparência.
Podem participar da Rede de Parcerias órgãos e entidades públicas e privadas, nacionais e internacionais que possam contribuir com os objetivos da Rede.