A Maçonaria baiana, especialmente a grapiúna, perdeu ontem, 30/4, aos 97 anos de idade na cidade de Salvador, onde estava residindo com a sua filha, desde a Pandemia (Covid - 19), um dos seus maiores obreiros, o Ir Jorge Ribeiro Carrilho.

Dr. Jorge Carrilho, que no mundo profano era engenheiro civil, teve uma participação ativa na comunidade Itabunense. Apaixonado pelas causas sociais, ele era uma figura sempre presente nas ações dos clubes de serviços da cidade.

Assim, circulava entre Rotary Club Itabuna, Lions Club Itabuna Centro e o Grupo de Ação Comunitária (GAC), além de entidades da área de negócios, a exemplo da Associação Comercial de Itabuna (ACEI), que presidiu.

Como engenheiro, Jorge Carrilho foi autor do projeto do antigo prédio do fórum Rui Barbosa onde hoje funciona a reitoria da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

          Na cultura, o Ir.·. Jorge Carrilho é um dos fundadores da Academia Grapiúna de Letras (AGRAL) em 4 de abril de 2011 e membro ativo da Academia Maçônica de Letras Ciências e Artes da Região Grapiúna (Amalcarg).

O Ir.·. Jorge Carrilho era reconhecido pelos serviços na área profissional, tanto na Prefeitura de Itabuna como na Caixa Econômica Federal onde prestou serviço durante anos.

Na Maçonaria, foi venerável da A.·.R.·.L.·.S.·. Areópago Itabunense/R.·.E.·.A.·.A.·.(1975/1976), entidade jurisdicionada a Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia (G.·.L.·.E.·.B.·.) do Or.·.de Itabuna e atualmente era seu Mestre Instalado.

Em sua homenagem, no ano de 2013, o Ir.·. Eduardo Moura, denominou um dos prédios que construiu na cidade de Condomínio Residencial Jorge Ribeiro Carrilho no bairro Zildolândia. E no ano de 2019, recebeu a Comenda Firmino Alves pelos relevantes serviços prestados a Itabuna.

           o Ir.·. Jorge Carrilho por muito tempo, foi casado com a professora aposentada, ex-vereadora e ex-secretária de Cultura de Itabuna, Zenaide Magalhães, mãe de Adryana Magalhães Ribeiro (esposa de Jabes Ribeiro, ex-prefeito de Ilhéus) e do economista, ex-vereador, ex-deputado federal Davidson Magalhães e atual Secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) do governo de Jerônimo Rodrigues.

           A direção do site e jornal O COMPASSO – Vercil e Angélica Rodrigues – roga ao G.·.A.·.D.·.U.·. que releve suas falhas humanas, pois as suas virtudes foram bem maiores.