Início
>
Entrevista com o Mes.•. Maç.•. Ir.•. Ernande Costa Macedo, 33º, para a edição online de O COMPASSO, o jornal do Maçom da Bahia.
Entrevista com o Mes.•. Maç.•. Ir.•. Ernande Costa Macedo, 33º, para a edição online de O COMPASSO, o jornal do Maçom da Bahia.
O COMPASSO – Faça um breve histórico de sua vida maçônica desde a sua iniciação?
Ernande Costa – fui iniciado na A.·.R.·.L.·.S.·. MAHACHOAN no dia 14 de Junho 1997, tendo como meu padrinho o Ir.·. Mes.·. Maç.·. José Renato dos Santos, fui elevado ao Grau de Comp.·. Mes.·. em 04 de Junho de 1998; exaltado ao Grau de M.·. M.·. em 17 de Setembro de 1998 e, Instalado no dia 23 de Julho de 2009; em 1999 foi convidado para exercer o cargo de Mestre de Cerimonias; em 2001 foi nomeado ao cargo de Secretário no qual fiquei por dois (2) mandatos 2001/2003 – 2003/2005; em 2005 foi eleito ao cargo de 2º Vig.·.; em 2007, eleito ao cargo de 1º Vig.·., contudo, no mês de setembro de 2008 assumi o cargo de Ven.·. Mes.·. interinamente até o final do mandato; em 2009 fui eleito Ven.·. Mes.·. para o mandato 2009/2011 e reeleito para o mandato 2011/2013; em 2015, através de um Ato da GLEB fui nomeado Delegado Distrital e no mesmo ano foi filiado a Academia Maçônica de Letras Ciências e Artes da Região Grapiúna, (AMALCARG) ocupando a cadeira de nº 26 tendo como Patrono o meu tio e Ir.·. Manoel Batista de Macedo; em 2018 fui novamente nomeado Delegado Distrital, representante do nosso Sereníssimo Grão Mestre Arlindo Alves Pereira Neto para o mandato 2018/2021; iniciado nos Graus Filosóficos no dia 9 de agosto de 1999 e, Investido no Grau 33 no dia 7 de maio de 2011; atualmente estou Secretário da Excelsa Loja de Perfeição José de Freitas Ramos (desde o ano de 2005); Secretário do Sublime Capitulo Rosa Cruz, Joseph Rafle Salume (desde o ano de 2007) ambos do Vale de Buerarema; Secretário do Consistório de Príncipes do Real Segredo Áttila de Melo Cheriff, do Vale de Itabuna (desde o ano de 2016); e, Secretário da Academia Maçônica de Letras Ciências e Artes da Região Grapiúna (desde o ano de 2016).
O COMPASSO – Quais sãos as suas atribuições como Secretário do Consistório de Príncipes do Real Segredo Áttila de Mello Cheriff, sediado na cidade de Itabuna, subordinado a 3ª Região Litúrgica da Bahia, entidade ligada ao Supremo Conselho do Grau 33 do R.•. E.•. A.•. A.•. para a República Federativa do Brasil?
Ernande Costa – Um secretário de uma Loja de Graus Simbólicos é nomeado pelo Ven.·. Mes.·. através de um Ato; já o Secretário de uma Loja de Grau Filosóficos é votado pela Assembleia da Loja; eu costumo dizer que o Secretário é a alma e o braço direito de uma Loja; suas grandes atribuições são fazer toda escrituração (balaústres e expedientes) nos seus mínimos detalhes, tomar conta dos livros de Ata e de presenças, comunicar ao Grande Inspetor Litúrgico da Região todas os acontecimentos relevantes e em especial as iniciações, convocar reuniões através de atos e decretos autorizados pelo Presidente da Loja, comunicar ao Grande Inspetor Litúrgico assiduidade dos IIr.·. ou o que vier a ocorrer por solicitação do Presidente da Loja ou pelo Grande Inspetor Litúrgico.
O COMPASSO – O senhor é Delegado Distrital da Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia (GLEB) para os OOr.•. de Camacan e Buerarema. Quais são as atribuições desse cargo? E quais são as LLoj.•. e os seus respectivos VVen.•. MMes.•. sob as responsabilidade de sua delegacia?
Ernande Costa – Sim, estou DELEGADO do 61º DISTRITO que congrega às AA.·. RR.·. LL.·. SS.·. Mahachoan nº 79, que tem como Ven.·. Mes.·. o Ir.·. Khalil Augusto Botelho Nogueira e, Romã do Progresso, nº 34 que tem como Ven.·. Mes.·. o Ir.·. Geraldo Aragão Lima, ambas dos OOr.·. de Camacã e Buerarema, jurisdicionadas a Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia; na realidade o Delegado é o representante do Sereníssimo Grão Mestre e não representante da G.·. L.·. e as suas atribuições são participar de todas as reuniões que forem convocadas pelo nosso Sereníssimo Grão Mestre, visitar com frequência as LLoj.·. da sua jurisdição; verificar se todos os livros de Atas e de presenças estão assinados e encerrados para certificar que a Loja está sendo administrada conforme as normas da G.·.L.·.E.·.B.·. e, acima de tudo a grande função de um delegado e promover a união e a harmonia entre os IIr.·. e as LLoj.·. do seu distrito.
O COMPASSO – o senhor é também secretário reeleito da Academia Maçônica de Letras Ciências e Artes da Região Grapiúna. Quais são as suas atribuições junto a AMALCARG? Como, quando e onde se reúnem os seus membros?
Ernande Costa – Como eu disse anteriormente, compete a um secretário e, inclusive ao da AMALCARG, lavrar as atas das reuniões e das Assembleias Gerais; publicar e expedir convocações, atos e decretos; manter em dia os livros de registros de Atas e Ofícios; os livros que controla as frequências dos Académicos e, exercer qualquer outra função que venha a ser atribuída pelo nosso Acadêmico-presidente ou pelo nosso Regimento Interno. As nossas reuniões são realizadas todas as primeiras terças feiras dos messes pares (fevereiro, abril, junho, agosto, outubro e dezembro) e acontecem sempre nas dependências das LLoj.·. 28 de Julho e Areópago Itabunense, mas, em breve teremos nosso endereço em definitivo.
O COMPASSO – Quando foi Ven.•. Mes.•. Mahachoan nº 79 no or.•. de Camacan? E quais foram as ações marcaram o seu venerelato?
Ernande Costa – Fui eleito Ven.·. Mes.·. para o mandato 2009/2011 e reeleito para o mandato 2011/2013; em nosso mandato, várias ações foram feitas como a volta de muitos IIr.·. que estavam afastados e grandes iniciações; mas, a mais importante ação foi ter de volta a UNIÃO e a HARMONIA dos IIr.·. tanto em Loja como fora dela.
O COMPASSO – Como analisa a atual gestão da Grande Loja Maçônica da Bahia (GLEB)? O Grão-Mestre tem cumprido as promessas de campanha?
Ernande Costa – A muito tempo a nossa G.·.L.·.E.·.B.·. não tem uma administração tão eficiente e transparente tanto na parte administrativa como na parte financeira, o nosso Sereníssimo Grão Mestre Respeitab.·. Ir.·. Arlindo Alves Pereira Neto juntamente com sua administração e colaboradores estão transformando e preparando a nossa G.·.L.·. para total informatização e, ele com seu tino empresarial e administrativo veem cumprindo todas as suas promessas de campanha, sendo interrompido por essa pandemia, mas quando voltarmos ao normal ele irá continuar como toda força e vigor a sua administração.
O COMPASSO – Quais são as palavras e/ou conselhos como Mes.•. Inst.•. Mes.•. com uma vida dedicada a Ordem Maçônica pode deixar para os IIr.•. que estão começando a sua vida maçônica?
Ernande Costa – Os IIr.·. que estão começando tem que ler, estudar e aprender seus rituais, ouvir tudo com atenção e falar apenas o necessário, tem que ser curioso e dedicado nos estudos maçônicos se possível ler livros e revistas maçônicas, solicitar ajuda de IIr.·. que têm mais tempo de iniciados e em especial o seu padrinho que tem a obrigação de acompanhar o Aprendiz até o seu mestrado.
O COMPASSO – Suas considerações finais?
Ernande Costa – Meu Pod.·. Ir.·. Vercil Rodrigues, quero lhe agradecer por essa honrosa entrevista a esse conceituado Jornal – O Compasso - que leva a toda a família maçônica informações e entretenimento da Maçonaria de todo o Estado da Bahia e em especial às Lojas localizadas na nossa Região Sul. Também quero agradecer ao meu padrinho José Renato dos Santos, por ter me apresentado à Maçonaria, ao meu amigo e Ir.·. Antônio Fernando de Castro Guedes que foi um professor maçônico em toda a minha caminhada; ao Ir.·. Jose Carlos Oliveira, nosso Grande Inspetor Litúrgico que através dos seus ensinamentos aprendi muito sobre os Graus filosóficos e por tem me apresentado as fileiras da AMALCARG e, a todos os IIr.·. das Lojas Mahachoan, do Or.·. de Camacã; Romã do Progresso do Or.·. de Buerarema e União e Caridade do Or.·. de Canavieiras, que sempre mim apoiaram; a todos muito obrigado. E, para finalizar quero agradecer a minha esposa, nossa cunhada LANE e nosso sobrinho e agora Ir.·. BRUNO (iniciado na A.·.R.·.L.·.S.·. MAHACHOAN no ano de 2019) pela força e encorajamento para que eu não fraquejasse naqueles momentos em que achava que não iria ter soluções para alguns assuntos que eu acreditava impossível de resolver. OBRIGADO.